Trabalhos técnicos de engenheiro trazem melhorias à usina de Itaipu e ao setor elétrico

Trabalhos técnicos de engenheiro trazem melhorias à usina de Itaipu e ao setor elétrico

Engenheiro eletricista e mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Nilton Sergio Ramos Quoirin trabalha desde 2006 na Divisão de Engenharia de Manutenção Elétrica da Itaipu Binacional. E, de lá para cá, fez uma trajetória de sucesso na empresa, com participações em grandes eventos do setor elétrico, representando a usina como autor ou coautor de trabalhos importantes, que trouxeram melhorias para o setor de geradores da Superintendência de Manutenção da Diretoria Técnica.

Trabalhos técnicos de engenheiro trazem melhorias à usina de Itaipu e ao setor elétrico

Também especialista em Gerência da Manutenção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 2017, Quoirin atua na área de geradores e sistemas auxiliares, com foco na avaliação das condições de funcionamento, definição e implantação de melhorias e modificações de projeto, além de definição de procedimentos de ensaios, de comissionamento e de manutenção, assim como, prestação de apoio técnico aos órgãos de execução da manutenção.

Com sua ampla experiência no setor, o engenheiro destaca trabalhos de sua autoria ou coautoria, alguns dos quais apresentados em eventos. Um deles é o case “Ensaios especiais em barras estatóricas reservas”. O estudo foi feito em 2011, em parceria com a fabricante Voith, para avaliar a condição da isolação de barras estatóricas sobressalentes da Itaipu.

Amostras de oito barras de fabricação Siemens, fornecidas na primeira fase da usina e armazenadas no almoxarifado por cerca de 25 anos, passaram por ensaios dimensionais, elétricos e químicos. O estudo permitiu dessa forma definir critérios de ensaios das barras reserva em caso de necessidade de reparos nos geradores.

Troca de experiências

Para o engenheiro, “apresentar estes trabalhos em eventos do setor elétrico é uma excelente oportunidade de compartilhar experiências e assim trocar informações com colegas de outras usinas, concessionárias, fabricantes, centros de pesquisa e universidades”.

Outro destaque entre seus trabalhos é o “Sistema de detecção e proteção contra vazão anormal no conduto forçado da unidade geradora U18A de Itaipu”. Apresentado no VIII Encontro Nacional de Máquinas Rotativas (Enam), em 2018, ele mostra a experiência da Itaipu com a especificação, instalação assim como o comissionamento de um sistema de medição de vazão no conduto forçado da U18A. O objetivo do sistema é a detecção de vazão anormal e possíveis vazamentos de água significativos.

O sistema é formado por transdutores ultrassônicos, instalados no trecho exposto do conduto forçado acima da elevação 144. O sistema mede a vazão no conduto e dessa forma compara a vazão medida com a vazão esperada correspondente à condição operativa da unidade geradora.

Trabalhos técnicos de engenheiro trazem melhorias à usina de Itaipu e ao setor elétrico

Parceria

Como coautor, Quoirin contribuiu no projeto “Mapeamento e análise da distribuição de campo elétrico nas barras estatóricas das unidades geradoras de Itaipu como ferramenta de apoio para definição de monitoramento e ações de manutenção preventiva”, apresentado no XIX Encontro Regional Ibero-Americano do Cigré (Eriac), em 2023. O autor principal é Rafael Graeff, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR).

O artigo apresenta um projeto desenvolvido pelo PTI-BR em parceria com as Superintendências de Engenharia e Manutenção, de simulação numérica computacional de campo elétrico do gerador. Com o resultado das simulações, obtém-se os valores das magnitudes máximas de campo elétrico, bem como a distribuição espacial do campo ao longo das barras e conexões elétricas existentes no estator.

As análises se tornam uma ferramenta de apoio na construção de diretrizes dedicadas às localidades preferenciais para monitoramento, com a instalação de novos sensores, assim como para auxiliar nas rotinas de inspeção executadas pelo corpo de manutenção de Itaipu.

Monitoramento em 3D

Ainda como coautor, ele colaborou no trabalho “Desenvolvimento de interface gráfica 3D de monitoramento das unidades geradoras da UHE Itaipu”, apresentado em 2023 no XXVII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, desenvolvido pelo PTI e com colaboração da s Superintendências de Engenharia e Manutenção, Cepel e AIS.

O artigo apresenta o desenvolvimento da interface 3D aplicada ao sistema de monitoramento dos geradores da Itaipu. A interface mostra portanto a unidade geradora e seus vários componentes, com possibilidade de zoom, rotação, translação e ocultação de componentes. Além disso, a interface recebe os sinais do sistema de monitoramento e mostra as temperaturas do enrolamento e núcleo do estator, do ar de resfriamento, dos circuitos de água pura, bem como das sapatas e do óleo dos mancais do gerador e turbina.

Leia também Muito além da energia, usina de Itaipu é referência em pesquisa e desenvolvimento

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias