Estudo revela que bandeira verde deve permanecer até o final de 2022, sem cobrança extra de tarifa

O ano de 2022 começou com chuvas regulares, impactando assim de forma positiva na capacidade dos reservatórios. A previsão é portanto de um ano muito diferente ao observado em 2021, quando foi registrado um intenso período seco. O que provocou a utilização acima da capacidade operativa nas hidrelétricas. Até o final do ano, estudo revela que bandeira verde deve permanecer, sem cobrança extra de tarifa.

(mais…)

Continuar lendo Estudo revela que bandeira verde deve permanecer até o final de 2022, sem cobrança extra de tarifa

Mercado livre de energia no Brasil: o que impulsiona seu crescimento?

Buscar alternativas para reduzir os gastos com energia tem sido a realidade de muitos brasileiros. Afinal, com a pandemia, tivemos um aumento considerável de consumo de energia tanto por parte dos consumidores residenciais, quanto pelos empresariais. E, diante dos valores exorbitantes, agora também encarecidos pelas consequências da guerra da Ucrânia, couberam às organizações buscarem assim por um custo de energia mais acessível. Essa tendência vem consolidando a expansão do mercado livre de energia no Brasil.

(mais…)

Continuar lendo Mercado livre de energia no Brasil: o que impulsiona seu crescimento?

Capacidade solar no mundo entra na era do terawatt e Brasil é um dos principais destaques

  • Post Author:
  • Post Category:Solar

Estudo internacional lançado neste mês, em Munique, na Alemanha, mostra que a energia solar no mundo assume cada vez mais protagonismo na transformação energética sustentável. A fonte solar acaba de ultrapassar a marca histórica de 1 terrawatt (TW) de potência instalada. Segundo o “Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026”, principal relatório de mercado do setor solar fotovoltaico mundial, o Brasil, mercado líder em energia solar na América Latina, deve se tornar um dos principais mercados globais nos próximos anos. O país pode atingir 54 gigawatts (GW) de capacidade solar total até 2026.

(mais…)

Continuar lendo Capacidade solar no mundo entra na era do terawatt e Brasil é um dos principais destaques

Com nova regras, abertura de mercado reforça relevância da comercialização e papel do compliance no setor elétrico

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) publicou, no último dia 25 de abril, a Resolução Normativa nº 1014/2022 (REN 1014/2022). Ela alterou o conjunto de regras aplicáveis para entrada, permanência e saída dos agentes no mercado de energia.

(mais…)

Continuar lendo Com nova regras, abertura de mercado reforça relevância da comercialização e papel do compliance no setor elétrico

ENGIE Brasil Energia divulga Relatório de Sustentabilidade 2021

A ENGIE Brasil Energia publicou, recentemente, seu Relatório de Sustentabilidade 2021. O documento reúne os principais dados a respeito de desempenho social, ambiental, operacional e financeiro da companhia. A novidade para este ano é a publicação de uma página na internet específica para sua divulgação. O objetivo é facilitar assim o acesso aos indicadores mais relevantes à sociedade e ao mercado.

(mais…)

Continuar lendo ENGIE Brasil Energia divulga Relatório de Sustentabilidade 2021

Veja os estados que mais registraram acidentes elétricos no país

Foi em São Paulo que aconteceu a maior parte dos acidentes envolvendo energia elétrica no país. Só no ano passado foram 59 casos. Na sequência, vem Pernambuco, com 49 ocorrências. E, em terceiro lugar, aparecem os estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, que empataram com 41 registros.

(mais…)

Continuar lendo Veja os estados que mais registraram acidentes elétricos no país

Importação de painéis solares cresceu 193,12% no primeiro trimestre de 2022

  • Post Author:
  • Post Category:Solar

Com diversos subsídios dados pelos órgãos públicos, como a redução no imposto de importação, os painéis solares estão em alta. Principalmente, entre as empresas que compram de fornecedores no exterior. De acordo com o Relatório de Importação do 1º Trimestre de 2022, realizado pela Logcomex, empresa que oferece soluções de big data e automação para o comércio exterior, o valor de importação do produto subiu no período.

(mais…)

Continuar lendo Importação de painéis solares cresceu 193,12% no primeiro trimestre de 2022

Fabricante nacional de luminárias industriais fatura R$ 30 milhões e foca na expansão internacional

Com mais de 20 anos de atuação como fabricante de luminárias industriais, a Novvalight teve sua origem da empresa italiana FaelLuce, com mais de 50 anos de mercado. Quando desembarcou no Brasil, a marca tinha como principal objetivo vender iluminação pública com tecnologia eletromagnética, porém a competitividade foi crescendo juntamente com o surgimento de novos produtos com especificações menos rigorosas e custos mais acessíveis, sendo necessário assim migrar para outro tipo de mercado, o industrial. Hoje ele é o carro-chefe e representa 80% do faturamento da companhia.

(mais…)

Continuar lendo Fabricante nacional de luminárias industriais fatura R$ 30 milhões e foca na expansão internacional

TSEA energia coloca em operação nova unidade de reforma de transformadores de potência

A partir de junho, a TSEA energia inicia as operações de sua nova unidade localizada na cidade mineira de Betim. Destinada à reforma de transformadores de potência, com foco nos de até 138kV, a unidade denominada Services nasce para oferecer ao mercado serviços de manutenção e reforma de transformadores de potência para as companhias distribuidoras de energia e indústrias em geral. O investimento total, da ordem de 13 milhões, será aplicado até 2024.

(mais…)

Continuar lendo TSEA energia coloca em operação nova unidade de reforma de transformadores de potência

Petrobras aumenta produção de óleo e gás e atinge recordes em campos do pré-sal no 1º trimestre de 2022

A Petrobras manteve ao longo do primeiro trimestre de 2022 uma sólida performance operacional com um aumento de 3,4% na produção média de óleo, LGN e gás natural em relação ao quarto trimestre de 2021. A empresa atingiu assim a marca de 2,8 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) no primeiro trimestre de 2022.

(mais…)

Continuar lendo Petrobras aumenta produção de óleo e gás e atinge recordes em campos do pré-sal no 1º trimestre de 2022

Painel elétrico de média tensão permite controle e detecta falhas a quilômetros de distância

Os cubículos blindados ou células modulares de média tensão (MT) são equipamentos fundamentais em instalações elétricas, pois garantem o funcionamento da eletricidade em diversos ambientes. Nestes painéis MT estão contidos componentes que protegem, controlam e distribuem a eletricidade em diferentes locais, como data centers, aeroportos, hospitais, shoppings e, especialmente, indústrias.

(mais…)

Continuar lendo Painel elétrico de média tensão permite controle e detecta falhas a quilômetros de distância

Aluguel de usina de energia solar: vale a pena para o seu negócio?

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), até 2021, o País já contava com 803.9 mil instalações fotovoltaicas conectadas à rede. Ou seja, mais de 800 mil locais estão funcionando com energia solar. Só em 2021, foram 3.9GW de volume de energia adicionados. E muitos dos clientes usufruindo dessa fonte renovável e econômica de energia são empresas.Para esse tipo de uso, um dos modelos mais procurados de contrato é o aluguel de usinas de energia solar.

(mais…)

Continuar lendo Aluguel de usina de energia solar: vale a pena para o seu negócio?

Pesquisadores desenvolvem sistema que permite capturar energia solar e armazená-la por até 18 anos

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Tecnologia Sueca Chalmers está trabalhando em soluções para  armazenamento de energia solar há cerca de 10 anos. Nesse período, os pesquisadores conseguiram desenvolver um líquido que, quando é exposto à luz, é capaz de alterar a sua estrutura molecular. Isso faz com que ele permaneça nesse estado ao longo de anos.

(mais…)

Continuar lendo Pesquisadores desenvolvem sistema que permite capturar energia solar e armazená-la por até 18 anos

Petrobras inicia operação de primeira plataforma definitiva no campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos

A Petrobras iniciou, em 30/4, a produção de petróleo e gás natural por meio do FPSO Guanabara. É o primeiro sistema de produção definitivo instalado no campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos. A plataforma, do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás), tem capacidade de processar até 180 mil barris de óleo e 12 milhões de m3 de gás. Isso representa 6% da produção operada pela Petrobras, contribuindo assim para o crescimento previsto da produção da companhia. Mero é portanto o terceiro maior campo de petróleo do pré-sal (atrás apenas de Búzios e Tupi).

(mais…)

Continuar lendo Petrobras inicia operação de primeira plataforma definitiva no campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos