TSEA energia coloca em operação nova unidade de reforma de transformadores de potência

TSEA energia coloca em operação nova unidade de reforma de transformadores de potência

A partir de junho, a TSEA energia inicia as operações de sua nova unidade localizada na cidade mineira de Betim. Destinada à reforma de transformadores de potência, com foco nos de até 138kV, a unidade denominada Services nasce para oferecer ao mercado serviços de manutenção e reforma de transformadores de potência para as companhias distribuidoras de energia e indústrias em geral. O investimento total, da ordem de 13 milhões, será aplicado até 2024.

Neste começo, a capacidade será de até 12 transformadores de potência reformados por ano. A partir de 2024, quando todo o aporte for realizado, esse volume mais do que dobrará, para 30 unidades/ano. Na esteira desse crescimento programado, o número de colaboradores também aumentará. Sairá de 22 atualmente para 38 até o fim de 2022, chegando a 60 ao final do ciclo de investimentos. As perspectivas apontam assim para um faturamento de R$ 30 milhões no primeiro ano de funcionamento da nova unidade fabril de Services. Esse valor deverá dobrar em três anos.

“Nosso objetivo com a nova fábrica é expandir a área de serviços para dessa forma crescer o volume de negócios por meio da diversificação do portfólio atual. Com ela, a TSEA energia passará a contar não somente com uma equipe técnica de alta capacidade, mas também com uma excelente infraestrutura para assim fornecer os melhores serviços de pós-vendas”, explica José Roberto Reynaldo, CEO da TSEA Energia.

“Até 2024 multiplicaremos por 2,5 vezes nossa capacidade de reformar transformadores de potência. Essa infraestrutura também nos capacitará melhor para realização dos serviços de campo, principalmente em relação a ensaio de alta tensão. Hoje, fazemos seis reformas por ano. Com a nova unidade, no primeiro ano de operação, chegaremos a 12, no segundo ano a 18 até atingirmos os 30, ou mais”, completa o executivo.

Expansão na prática

A estratégia traçada pela TSEA Energia para os próximos anos, contando com o início das atividades da nova fábrica, portanto está bem desenhada. Ela contempla basicamente duas frentes: a reforma de transformadores de potência e os serviços em campo. Com relação às reformas, o foco se dará nos equipamentos classificados como “A”, até 50 MVA. Esses transformadores são comuns nas companhias distribuidoras de energia, indústrias e PCH’s (pequenas centrais hidrelétricas). Já os transformadores de maior porte, conhecidos como “B” e “C”, também serão reformados, porém na fábrica de Contagem (MG), em operação desde 1968.

No que diz respeito aos serviços de campo e fornecimento de peças sobressalentes, a TSEA passará a atender fabricantes de forma mais efetiva todos os portes de transformadores e qualquer marca. Para isso aumentará as equipes próprias e criará novas parcerias. Assim o leque de clientes será ampliado também para companhias geradoras e transmissoras de energia. E para reforçar toda essa estrutura, está investindo também nos canais de comunicação. A empresa oferecerá mais conectividade, de modo a encurtar distâncias e tornar ainda mais efetiva a relação com o cliente.

Segundo Reynaldo, a atual formatação da área de serviços tem como foco reforçar a expertise da TSEA Energia na elaboração de serviços relacionados aos transformadores de potência, reatores e reguladores de tensão. Ao aliar tecnologia, muita experiência e capacidade técnica, a empresa se torna portanto a parceira ideal para auxiliar o cliente a manter o sistema de energia operante e com qualidade.

“Já somos bastante valorizados pelo mercado pela nossa capacidade técnica e pela velocidade e qualidade do nosso atendimento. Agora, juntamos a esse know how uma infraestrutura de ponta para entregar assim ao mercado uma empresa dinâmica, com muita qualidade técnica, agilidade e assertividade no atendimento. O objetivo é proporcionar dessa forma uma excelente experiência para o cliente”, finaliza.

Leia mais sobre outros equipamentos para o setor elétrico na seção Vitrine