Nesta época de pandemia (Covid-19), os tutoriais da internet têm induzido os brasileiros a solucionar sozinhos problemas caseiros, como trocar um chuveiro, um disjuntor ou até mesmo instalar algum eletroeletrônico novo. A prática, que parece ser inofensiva, pode se tornar um perigo – ocasionando choques e curtos-circuitos devido a sobrecargas -, pois mesmo os pequenos reparos necessitam de profissionais capacitados, com experiência e acesso às normas de segurança elétrica.
Entretanto, quando se opta pela contratação, é comum, ainda, esbarrar em trabalhadores amadores, sem muita experiência, e que acabam realizando algumas gambiarras nas instalações elétricas.
Mas, então, como garantir que tudo seja feito dentro das normas e de modo seguro?
Pensando em ajudar profissionais do setor elétrico, como eletricistas, e disponibilizar informações confiáveis para tornar o seu trabalho rotineiro mais prático, dinâmico e seguro, foi criado o aplicativo Be-a-Bá da Elétrica.
Além de apresentar conteúdos técnicos, como conceitos e normas de cada tipo de produto existente hoje no mercado, o app possui um recurso para cálculos automáticos que entrega os dimensionamentos prontos para uma correta instalação. Assim, elas tornam-se mais eficientes energeticamente e seguras.
“O app pode ser utilizado por profissionais que atuam em ambientes residenciais, comerciais e industriais. Ele aponta, por exemplo, qual deve ser a bitola do fio e cabo que uma determinada instalação necessita, de acordo com os equipamentos a serem utilizados. Afinal, quanto maior a carga destes, maior deverá ser a dimensão do cabo”, explica Fabio Amaral, idealizador do aplicativo e diretor da Engerey Painéis Elétricos.
“Há também informações úteis de como realizar a instalação do fio terra, quais disjuntores utilizar para cada aplicação a fim de evitar sobrecargas e curtos-circuitos etc.”, completa o diretor.
Segundo Amaral, a ferramenta, intitulada Be-a-Bá PRO e que está dentro do aplicativo, também dá o dimensionamento de partidas e barramentos, além de dados técnicos de motores elétricos.
Hoje, o aplicativo comemora cinco anos em uso e conta com mais de 200 mil usuários em 180 países, apesar de estar em português. “Recebemos a feliz notícia de que até uma engenheira da Lego, na Alemanha, utiliza o app”, conta o criador do Be-a-Bá da Elétrica.
O Be-a-Bá da Elétrica foi desenvolvido pelas empresas Engerey, especializada na montagem de painéis elétricos, e Reymaster, distribuidora de materiais elétricos localizada no sul do Brasil.
O link para baixar gratuitamente o Be-a-Bá da Elétrica é: https://www.engerey.com.br/be-a-ba-da-eletrica/mobile