Segurança é uma das vantagens da geração de energia solar

Segurança é uma das vantagens da geração de energia solar

  • Post Author:
  • Post Category:Solar

A expansão da geração de energia solar no Brasil é fato. Fruto de um movimento intensificado há dez anos, hoje a potência instalada no país passa dos 14 mil megawatts. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). A economia, a segurança e a sustentabilidade dessa fonte são apontadas como as principais vantagens.

Segurança é uma das vantagens da geração de energia solar

Afinal, ao contrário de termoelétricas ou de usinas nucleares, em que as emissões geram poluição ambiental, prejuízos à saúde e elevado riscos de acidentes, a geração solar está livre desses impactos. É o que assinala o diretor da Entec Solar, Tiago Sarneski. A empresa, com sede em Curitiba, atua na implantação de painéis fotovoltaicos em empreendimentos residenciais, comerciais, industriais e rurais de todo o país.

O executivo ressalta a ausência de rejeitos no processo. Os painéis absorvem os raios solares, transformando-os em fonte de geração de energia, sem expelir produtos, detritos ou qualquer outro tipo de poluente. “É uma energia cem por cento limpa. Ela não lança no ambiente nenhum tipo de partícula ou elemento que leve perigo à integridade física, nem à saúde, nem à natureza”, argumenta Tiago.

Mas há uma outra vantagem nesse tipo de produção de energia pouco lembrada, mas não menos importante: a segurança. Quem avista painéis fotovoltaicos instalados em telhados de moradias urbanas e rurais, em edifícios residenciais e comerciais e em plantas industriais pode estranhar a exposição dos sistemas às condições do tempo – como sol forte ou chuvas e temporais. Da mesma forma, pode supor que, internamente, a geração demande instalações grandiosas, complexas e perigosas.

Não é o que ocorre, contudo. Por se tratar de energia elétrica, como todo sistema, o fotovoltaico demanda cuidados e medidas de proteção e prevenção – todas regulamentadas por normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), bem como dispositivos legais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“As instalações são bem mais simplificadas, se comparadas a usinas nucleares, termo e hidrelétricas, de modo que não expõem usuários a riscos. Comparativamente com outras fontes de geração, a solar é de fato a mais segura, sobretudo em sua aplicação doméstica, pois sua infraestrutura é compatível com as características e uso de cada usuário”, sublinha o executivo da Entec Solar.

Conforme explica o material de instruções da Absolar, após instalados, os módulos de painéis fotovoltaicos captam a luz do sol e transformam em corrente elétrica contínua. Essa corrente passa por um inversor, onde é transformada em corrente alternada. O excesso de eletricidade produzida é direcionado à rede pública de energia. “Todo os materiais, equipamentos e fluxos desses processos observam normas de segurança, regulamentados pela Aneel e ABNT”, pontua Tiago.

A durabilidade dos painéis, além de assegurar vida útil prolongada – o que faz com que o investimento tenha retorno –, também é elemento de segurança física, em saúde e ambiental. “São painéis cujo material é resistente às fortes chuvas e granizo”, frisa Tiago. “A vida útil é de mais de 25 anos”, acrescenta. Com os mesmos painéis, por mais de décadas a autogeração de energia é assim garantida. Ou seja, durante todo esse período economiza-se com a conta de luz, pois o cliente gera sua própria energia.

Leia mais notícias sobre o setor de energia solar