Desde agosto de 2023, mais de 300 colaboradores da empresa cearense Ceneged estão atuando na instalação dos sistemas individuais de geração de energia elétrica como parte do programa Mais Luz para a Amazônia. O programa, criado para conceder acesso à energia elétrica à população que reside nas regiões mais remotas dos estados da Amazônia legal, visando seu desenvolvimento social e econômico.
A empresa cearense faz parte do seleto grupo de empresas com expertise para execução desta atividade junto à Equatorial Energia Pará, responsável por levar energia elétrica a mais de 10 mil famílias que vivem desconectadas do Sistema Interligado Nacional (SIN) na região nordeste do Pará.
A Ceneged está capitaneando a operação que instalará o sistema composto basicamente por placas solares, dispositivos de controle e baterias, enfrentando desafios técnicos, logísticos e ambientais que não são comuns a outros contratos e são determinantes para o sucesso deste em si.
Cada sistema instalado garante o atendimento das necessidades básicas dos domicílios como iluminação, comunicação e refrigeração, gerando em média 120 kwh por mês através da conversão de energia solar captada durante o dia. Já o excedente armazenado para uso à noite ou dias nublados.
Além da instalação, a Ceneged realiza capacitação da família para o manuseio básico do sistema por meio de uma cartilha orientativa entregue no final da instalação e que serve portanto de guia para consultas futuras. Assim como executa o serviço de manutenção preventiva e corretiva por cronograma e/ou acionamento via Equatorial Energia Pará.
O presidente da companhia, Renato Albuquerque Felipe, ressalta dessa forma a importância da participação neste tipo de projeto. “São mais de 10 mil domicílios que passam a ser atendidos por um recurso tão básico e comum a todos nós que é a energia elétrica, mas tão raro e distante para essa população. Esse não é apenas mais um contrato para a Ceneged, ele transcende as fronteiras dos objetivos empresariais, gerando assim, para além de lucros e resultados, um legado. Todos os profissionais envolvidos nesse grande desafio trazem na bagagem o orgulho da participação em um projeto que, por meio do fornecimento de energia, fomenta diversas possibilidades de crescimento econômico e inclusão social, mudando a vida de todos os envolvidos”.