Nos últimos anos, foi se tornando cada vez mais comum ver residências com placas fotovoltaicas adornando seus telhados, assim como a presença de diferentes estruturas projetadas para receber esses equipamentos em comércios, indústrias, ou mesmo em espaços públicos. Uma dessas é o carport solar, uma opção interessante, principalmente, para quem precisa otimizar espaço.
O carport solar nada mais é do que uma garagem coberta, equipada com painéis solares, que gera energia enquanto serve de abrigo para os veículos. No lugar das telhas ou de outro tipo de cobertura entram as placas fotovoltaicas – mais resistentes às intempéries climáticas -, colocadas sobre uma estrutura projetada para suportá-las. Essa construção também é feita de maneira a aproveitar da melhor forma a incidência de sol no local.
“Hoje, a energia solar se destaca como a melhor solução para reduzir custos com eletricidade, além de agregar valor aos imóveis e aos negócios que buscam um diferencial em sustentabilidade. Por isso, ela cresce tanto nos últimos tempos, ficando cada vez mais acessível também”, comenta Thomas Knoch, o CEO do Grupo SV, companhia especializada em soluções em energia solar.
O Grupo SV, que atua principalmente em Santa Catarina e na nos estados vizinhos, constrói usinas solares para diferentes necessidades de consumo dos clientes, ou mesmo para investimento. Um dos modelos de usina em carport instalados pela companhia contemplou uma casa de shows de Blumenau (SC), o Grupo RVG – Rivage. No local, a empresa precisava suprir suas necessidades de consumo e ampliar o estacionamento oferecido aos visitantes.
Para a estrutura foram empenhados 224 módulos fotovoltaicos, que são responsáveis por gerar uma média de 108 mil kWh por ano. Segundo o gestor do estabelecimento, Rodrigo da Silva, a adesão à energia solar está alinhada com os princípios de inovação da empresa. “Sempre fomos uma empresa inovadora e que busca evolução. Investir em energia fotovoltaica já estava em nossos planos, mas por conta da pandemia eles foram pausados. Logo após o nosso retorno tivemos o contato da Solar Vale [empresa do Grupo SV] e demos seguimento neste projeto. Hoje, ele já não é mais o futuro e, sim, o presente. Grandes empresas devem pensar nisso”, pontua o gestor.
A energia gerada pelos carports solares serve tanto para abastecer o imóvel no terreno onde ele está instalado, quanto outros imóveis do proprietário ou de terceiros. Isso vai depender da quantidade de energia produzida e da modalidade em que se enquadra a geração. Essa estrutura pode ser instalada em residências, comércios, shoppings centers, indústrias e parques, por exemplo.
“A demanda de energia deve continuar crescendo, enquanto muitas fontes são escassas ou poluentes. O valor da energia também não para de subir. Por isso, buscar alternativas mais econômicas e ao mesmo tempo sustentáveis é o caminho”, pontua o CEO do Grupo SV.
A energia solar vem crescendo de maneira exponencial nos anos recentes. Atualmente ela é a que mais expande no Brasil e no mundo, ocupando a segunda posição entre as mais representativas na matriz elétrica brasileira. Só na geração distribuída (GD), modalidade que permite a geração própria, o Brasil conta com mais de 4 milhões de consumidores. São 2,8 milhões de sistemas fotovoltaicos espalhados pelo país, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).