Empresa de Barretos vai gerar energia elétrica suficiente para quase 50 mil famílias em 2022

Empresa de Barretos vai gerar energia elétrica suficiente para quase 50 mil famílias em 2022

De pilhas de boletos vencidos a pagar – inclusive os das contas de energia elétrica da empresa e da casa onde moravam – à referência nacional na geração de energia solar fotovoltaica, com capacidade para iluminar quase 50 mil famílias em 2022. Essa é a história do casal de empresários Náchila Santos e Anderson Oliveira. Eles são sócios-fundadores da EcoPower, em Barretos, cidade do Interior de São Paulo, a 425 Km da Capital.

 

Empresa de Barretos vai gerar energia elétrica suficiente para quase 50 mil famílias em 2022

 

Eles começaram a empreender em 2013, em uma sala comercial de 57 metros quadrados e com apenas três colaboradores e um carro. Naquela época, a marca recém-criada oferecia soluções para instalações elétricas mais econômicas, além de vender materiais, como lâmpadas e acessórios de automação.

“Passamos muitas dificuldades no início. Os clientes compravam e não pagavam. Tivemos a energia cortada várias vezes e chegamos assim a perder nosso carro e nossa casa. Mas sempre tivemos muita fé em Deus e em Nossa Senhora de que tudo ia melhorar”, lembra Náchila.

E melhorou. Com o passar dos anos, o negócio migrou para o ramo de energia solar fotovoltaica e se tornou assim uma franquia de sucesso.

Hoje, a EcoPower está instalada em uma sede de 23 mil metros quadrados, tem cerca de 1 mil colaboradores diretos e indiretos e uma frota de 150 veículos próprios. Além disso, possui 265 unidades espalhadas pelos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal e pretende chegar a 400 franquias até dezembro.

“Fomos um dos pioneiros no setor e acompanhamos dessa forma ano a ano o crescimento na procura do público pelas fontes renováveis. Especialmente pelas usinas de microgeração (até 75 KW)”, diz Anderson.

Somente de janeiro a julho de 2022, a EcoPower instalou sistemas fotovoltaicos em residências, comércios, indústrias, órgãos públicos e propriedades rurais com capacidade de produzir aproximadamente 76 mil kWp (quilowatts-pico).  A meta para este ano é alcançar 120 mil kWp.

No universo da energia solar, o kWp significa o máximo de energia produzida em condições ideais. Considerando-se uma família de duas pessoas, com consumo médio mensal de até 300 KWh (quilowatts-hora), esses 120 mil KWp seriam suficientes para abastecer 49.131 casas por mês – ou seja, cerca de 80% da população de uma cidade como Barretos.

“As vendas deste ano já superaram as do ano passado, tanto em produtos quanto em franquias, e acreditamos que a tendência é portanto continuarmos expandindo. A energia solar já é a terceira maior na matriz energética nacional, atrás portanto somente da geração hídrica e da eólica”, destaca Anderson.

Para continuar o processo de expansão, a EcoPower também está apostando em novos negócios. Em agosto, foi lançada a EcoPower Store, uma loja conceito, com itens de vestuário e acessórios personalizados em um estande exclusivo na 65ª Festa do Peão de Barretos, evento em que a EcoPower é patrocinadora master há quatro anos.

Leia mais notícias sobre o setor de energia solar

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias