Retomada sistema inovador de leilões de geração será usado no próximo leilão A-1

Retomada: sistema inovador de leilões de geração será usado no próximo leilão A-1

Parceria entre a CCEE e a Aneel desenvolveu novo sistema de leilões de energia

Foi disponibilizado no dia 06 de novembro sistema inovador de Leilões de Energia, desenvolvido pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A nova ferramenta traz inovações nas etapas pré e pós-certame, com melhorias na automatização, na segurança e na comunicação direta entre a Aneel, os agentes e demais instituições envolvidas.

Entre as principais mudanças está o fim da necessidade de apresentar os documentos e o aporte de garantias financeiras de forma presencial. Agora, todo o processo passa a ser realizado diretamente na plataforma, no módulo de Inscrição, de forma simples e rápida.

Da mesma forma, após o leilão, os vendedores passam a inserir os documentos diretamente no módulo de Habilitação, sem mais necessidade de envio de documentação física. Além disso, todo o acompanhamento de status e ajustes será realizado pela ferramenta.

Outra novidade está na Gestão das Garantias Financeiras, em cujo módulo é possível fazer toda a administração das garantias de proposta e de fiel cumprimento de forma ágil e em tempo real. O participante pode acompanhar todas as etapas dessa atividade, desde o aporte até a liberação parcial e integral das respectivas garantias.

O sistema inovador já foi utilizado no Leilão de Energia A-1, destinado à compra de energia elétrica proveniente de empreendimentos de geração existentes. No certame, foram negociados contratos por quantidade de energia elétrica, de qualquer fonte, para dois anos de suprimento (entre 1º de janeiro de 2021 e 31 dezembro de 2022). O preço inicial do leilão foi de R$160 por megawatt-hora (MWh). Saiba mais.

Leia também Aneel conclui maior leilão de infraestrutura do Brasil em 2020 com cerca de R$ 734 bilhões em investimentos

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias