O Energy Summit, maior evento mundial organizado pelo MIT e focado em inovação, sustentabilidade e empreendedorismo do setor de energia – anunciou a parceria inédita com o Ibmec para o lançamento do MBA Energytech e Transição Energética Sustentável.
O curso que tem duração de um ano e inicia em novembro próximo no Ibmec Rio, foi criado para atender a demanda crescente do mercado por profissionais qualificados que tenham visão estratégica e prática das tecnologias emergentes adotadas pelo setor de energia e estejam aptos a liderar assim projetos de grande impacto no Brasil e no cenário internacional.
Hudson Mendonça, CEO do Energy Summit, destaca o caráter estratégico da iniciativa. “Depois de anos reunindo líderes e promovendo debates com os agentes das 5 pontas do ecossistema do setor – governo, empresas, startups, fundos de investimento e instituições de pesquisa – sobre os caminhos e o futuro da energia, sentimos portanto que era hora de dar um passo adiante e disseminar todo este aprendizado. O MBA Energytech nasce da vontade genuína de preparar talentos para um mercado em plena transformação, onde a transição energética exige profissionais com visão integrada do ambiente tecnológico competitivo e capacidade de inovação, assim como compromisso real com a sustentabilidade”, comenta.
Um dos principais diferenciais do MBA Energytec é que ele oferece uma rede de conexões única, contando com um corpo docente formado exclusivamente por profissionais de mercado – CEOs, sócios, diretores, superintendentes e especialistas atuantes em mais de 20 empresas e instituições líderes do setor – o que propicia dessa forma a criação de parcerias estratégicas e a geração de oportunidades de emprego e negócios com o setor.
O curso oferecerá uma grade curricular alinhada às tendências globais do setor e oferece uma formação completa que integra fundamentos do setor energético, tecnologias emergentes e práticas de inovação. Ao longo do curso, os participantes exploram temas como eficiência energética, armazenamento, mobilidade elétrica, redes inteligentes e inteligência artificial aplicada à energia. O curso também discute questões regulatórias, liderança e modelos de negócios, estratégias de financiamento e cases de sucesso nacionais e internacionais, culminando em um projeto prático de conclusão.
O programa também aborda temas centrais discutidos no Energy Summit, como a construção de ecossistemas de inovação, as megatendências do setor e as novas fronteiras tecnológicas, preparando o aluno para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades no cenário global da transição energética.
Além do conteúdo acadêmico, os alunos do MBA terão acesso exclusivo a estudos de caso reais do Energy Summit, participação em encontros com keynote speakers do evento e oportunidades de networking com lideranças e tomadores de decisão do setor.
Com formato híbrido, tendo parte das aulas presenciais na unidade do Ibmec Rio e parte das aulas on-line, o MBA Energytech tem foco na aplicação prática e busca integrar conhecimento acadêmico e experiência de mercado, permitindo assim que os participantes construam soluções viáveis e inovadoras para os desafios da transição energética.