A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) acaba de firmar uma parceria com a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE). Trata-se do Termo de Cooperação Técnica, que tem o objetivo de fomentar pesquisas, promover inovações tecnológicas e compartilhar as boas práticas nos setores de eficiência energética e de saneamento básico em todo o Brasil.

De acordo com o presidente da ABESCO, Bruno Herbert, essa união é de extrema importância e certamente renderá bons frutos. Entre os principais objetivos do Termo estão o desenvolvimento conjunto de estudos e projetos técnicos voltados à modernização dos sistemas de saneamento e à adoção de tecnologias mais eficientes e sustentáveis; a troca de informações estratégicas, relatórios e experiências positivas que possam melhorar os serviços públicos de saneamento por meio da eficiência energética e a promoção de boas práticas de gestão, inovação e responsabilidade socioambiental. “Estamos confiantes que essa parceria com a Aesbe impulsionará dessa forma o uso de tecnologias mais eficientes no saneamento básico, contribuindo para um futuro muito mais sustentável”, afirma Herbert.
As partes estabeleceram que o Termo terá vigência inicial de dois anos, podendo prorrogá-lo mediante acordo. “Durante esse período, cada entidade seguirá aplicando seus recursos próprios, sem transferência financeira, mantendo, assim, a confidencialidade das informações compartilhadas”, explica o presidente da ABESCO.