Congresso brasileiro reúne personalidades femininas do setor de energia
Registro histórico da primeira edição do evento

Congresso brasileiro reúne personalidades femininas do setor de energia

No dia 25 de agosto, acontece em São Paulo a 4ª edição do Congresso Brasileiro Mulheres da Energia que promete ser um marco na história do evento. Segundo Lúcia Abadia, idealizadora desse encontro, estão sendo esperadas mais de mil mulheres, entre público e palestrantes de vários segmentos. “Vamos escrever juntas um novo capítulo. Teremos painéis distintos, Carta das Mulheres da Energia e a primeira premiação oficial para reconhecer aquelas que nos inspiram todos os dias. Mais do que tecnologia, vamos falar de futuro”.

Congresso brasileiro reúne personalidades femininas do setor de energia
Lúcia Abadia, idealizadora do Congresso Brasileiro Mulheres da Energia

As primeiras edições registraram um total de 2.600 participantes e mais de 160 palestrantes que dividiram muitas histórias profissionais e pessoais. Lúcia recorda que o congresso é diferenciado porque é um espaço de acolhimento profissional e humano, no qual é possível, além da troca de cartões, fazer amizades, fechar parcerias e negócios. “Podem existir fóruns, seminários ou qualquer iniciativa parecida em outros países, mas igual ao nosso não tem. Nosso evento é nacional, coletivo, feito por mulheres que conhecem o setor e constroem a realidade de todo o Brasil”, fala entusiasmada.

Painéis e convidadas

Nessa edição, o congresso contará com a presença de importantes lideranças dos setores de energia, inovação, tecnologia e gestão pública, como Tania Cosentino (VP de Cibersegurança da Microsoft América Latina), Elisa Bastos (diretora do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS), Alessandra Torres (presidente da ABRAPCH), Zilda Costa (vice-presidente da ABGD), Clarice Romariz (advogada e especialista em regulação energética), Luciana Costa (diretora da ANEEL), Solange Ribeiro (CEO da Neoenergia), Paula MisanKlanberg (CEO da Outly e da Electy), Gisele Queiroz (diretora da Interrisk), Priscila Carazzatto (consultora em inovação tecnológica e ESG), Karina Ribeiro (Instituto Eldorado) e Valclécia Lima (Amazônia Sustentável).

Na plateia, executivas, acadêmicas, representantes de startups, líderes comunitárias e profissionais técnicas de diversas localidades do Brasil acompanharão atentamente os temas dos painéis, que incluem: ‘COP30 e o Brasil real: transição justa, infraestrutura verde e regulação eficiente’, ‘Amazônia – uso de cibersegurança para proteção ambiental’, ‘Transição energética’, ‘Inteligência artificial para um setor elétrico mais limpo e eficiente’, ‘Amazônia – histórias reais que inspiram’, ‘Brasil em movimento: mobilidade elétrica e o futuro da energia armazenada’ e ‘As mulheres da energia e a missão de liderar a transição justa’.

Congresso brasileiro reúne personalidades femininas do setor de energia
Em sua quarta edição, o congresso é sucesso no setor de energia

Momentos especiais

Um dos pontos altos do Congresso Brasileiro Mulheres da Energia será a apresentação da Carta das Mulheres da Energia: um chamado à COP30. O manifesto, que será entregue à presidência da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas — marcada para ocorrer de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA) — reúne propostas concretas para uma transição energética mais justa, limpa e centrada nas pessoas. “Trata-se de um documento coletivo, elaborado por mulheres de todas as regiões do País. É a nossa assinatura no futuro”, informa Lúcia.

Além desse, Lúcia destaca a premiação de personalidades femininas que fazem a diferença nos mais variados setores da energia nacional. “Vamos homenagear aquelas que nos inspiraram e nos mostram que é possível seguir adiante”.

Congresso Brasileiro Mulheres da Energia

Data: 25 de agosto de 2025

Horário: das 8h às 19h

Local: Teatro Santander

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – São Paulo/SP

Informações: www.mulheresdaenergia.com.br

WhatsApp: (19) 97124-5580

 

Visited 14 times, 1 visit(s) today

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias