Nova tecnologia evita falhas no gerenciamento da energia elétrica em shoppings

Nova tecnologia evita falhas no gerenciamento da energia elétrica em shoppings

Shoppings centers são locais com um grande consumo de energia elétrica. Lojas, praça de alimentação, cinema, iluminação, ar-condicionado. E qualquer falha no sistema pode ocasionar problemas que vão desde a parada de fornecimento até mesmo situações mais graves, como princípios de incêndio.

Por isso, a gestão de energia de um local que recebe tantas pessoas diariamente deve ser feita com responsabilidade. É importante portanto contar com painéis elétricos com tecnologia de ponta que realizam um gerenciamento da energia de forma inteligente. Trata-se de cubículos de tensão média que possuem mecanismos de monitoramento de componentes, evitando que falhas e interrupções de funcionamento ocorram nestes estabelecimentos.

“Em uma estrutura que possui uma demanda energética considerável, como shoppings, a melhor opção são painéis que possam ser monitorados constantemente, proporcionando assim uma manutenção inteligente”, diz Fábio Amaral, engenheiro elétrico e CEO da Engerey, empresa especializada em painéis elétricos.

Ele cita que uma das melhores alternativas do mercado é o SM6 da Schneider Electric. Este é um cubículo de tensão média vendido no mundo todo pela multinacional francesa. Entre suas grandes vantagens está o fato dele ser construído com base em IoT (Internet das Coisas) e tecnologia em nuvem. Isso permite seu monitoramento em tempo real e a distância.

No SM6, existem sensores internos nas conexões, cabos e disjuntores que monitoram o equipamento 24 horas. Uma das maiores causas de problemas em equipamentos como esses são conectores frouxos ou dispositivos que sofrem ações do ambiente, como condensamento e, a partir daí, podem gerar curtos-circuitos que levam o equipamento ao mau funcionamento.

Como o SM6 da Schneider foi desenvolvido para ambiente em nuvem, a conectividade do painel permite portanto a sua checagem a distância dos dispositivos, como disjuntores. A Schneider desenvolveu uma plataforma que mede a situação do cubículo e gera relatórios e dashboards fáceis de serem interpretados. Assim, se alguma anormalidade acontece, é possível a sua identificação antes que o problema ganhe escalas maiores. Isso também influencia a própria durabilidade do painel, já que os componentes não vão trabalhar com sobrecarga.

“Com o SM6, a garantia é que os shoppings vão ter um equipamento de grande confiabilidade e qualidade, dentro das normas, e isso trará assim muito menos problemas na gestão da rede elétrica”, diz Amaral.

A Engerey é uma das empresas certificadas para a montagem do SM6 em território nacional. Para isso, ela passou por uma minuciosa auditoria da Schneider que garante que o painel é montado seguindo todas as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e os ensaios requeridos.

Leia também Veja os estados que mais registraram acidentes elétricos no País

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias