Enel Brasil anuncia novas sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro

Enel Brasil anuncia novas sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro

A Enel Brasil anuncia mudanças e novas sedes da empresa nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A companhia está transferindo a sede da holding Enel Brasil, incluindo a presidência do Grupo no país, para a capital paulista. As novas instalações ficarão no complexo Parque da Cidade, na Avenida das Nações Unidas.

Além da sede da holding, o espaço abrigará a empresa de serviços em energia da Enel, a Enel X. E também a gestão da distribuidora Enel São Paulo, que anteriormente ficava localizada na cidade de Barueri.

Com as mudanças no Rio, a companhia transfere assim suas instalações de Niterói para o edifício Aqwa Corporate, na Via Binário do Porto, no bairro Santo Cristo.

A chegada da Enel na área central do Rio de Janeiro reforça a retomada da ocupação do Porto Maravilha. A região vive nos últimos anos, mesmo com os recentes impactos da pandemia, uma profunda transformação, responsável por fazer da região um hub de inovação e atrair dessa forma empresas e instalações culturais e turísticas.

Os escritórios na capital fluminense vão receber principalmente a Enel Distribuição Rio, a comercializadora de energia Enel Trading, e a Enel Green Power, linha de negócios de geração renovável, líder em geração solar e eólica no país.

As novas sedes estão alinhadas com o crescimento e a diversificação das operações da Enel no Brasil. E consolidam assim a presença da multinacional de energia nas duas maiores capitais, que desempenham o papel de principal eixo econômico-financeiro do país e que abrigam historicamente importantes instituições ligadas ao setor elétrico.

“Nossa empresa experimentou nos últimos anos o maior crescimento e a maior diversificação de negócios de sua história no país”, reforça Nicola Cotugno, Country Manager da Enel no Brasil.

“Nos tornamos dessa forma a maior empresa privada de distribuição em número de clientes e o principal player de geração solar e eólica em capacidade instalada. Também ampliamos fortemente nossa presença em comercialização de energia no mercado livre e na oferta de soluções em segmentos como mobilidade elétrica. Como parte desta trajetória, chegamos também à maior capital do país, com a compra da Eletropaulo em 2018. As novas sedes refletem portanto a atual necessidade da companhia de assegurar aos nossos colaboradores mais qualidade no ambiente de trabalho. Por isso, a preocupação de dedicar o espaço ao bem-estar e ao desenvolvimento das pessoas”, completou Nicola.

“Vamos inaugurar no País um novo modelo de trabalho, onde o escritório funciona como um hubquarter, para atividades de integração, convivência, brainstorm de projetos. A pandemia provou que o trabalho pode funcionar de qualquer lugar. E o melhor deles sempre será aquele em que as pessoas se sintam bem e se sintam parte. Estamos criando assim um espaço de convivência, que facilite o processo criativo, a diversidade e a inclusão. Sempre levando em consideração resultados de um processo de escuta dos nossos colaboradores, iniciado no ano passado, e o alinhamento com as diretrizes globais do grupo”, afirma Alain Rosolino, diretor de Pessoas e Organizações da Enel Brasil.

“Os novos espaços reúnem o que há de mais moderno em engenharia corporativa. Eles foram projetados para um modelo de trabalho híbrido, refletindo assim as atuais necessidades e as tendências do mundo do trabalho. As mudanças fazem parte da estratégia global da Enel de se instalar em edifícios aptos a obter a certificação Well, primeira certificação mundial centrada em pessoas e não em processos, o que auxilia a companhia a promover o bem-estar de seus colaboradores e de visitantes”, destaca Flavia Baraúna, diretora de Serviços da Enel Brasil. 

Os ambientes serão amplos, integrados e compartilháveis, sem estações fixas, favorecendo a integração entre pessoas de diferentes áreas. Os escritórios também terão salas agile, para reuniões e sessões de brainstorm, por exemplo. Além disso, haverá áreas de café, lounges e espaços com esteiras e bicicletas ergométricas junto das áreas de trabalho. Todos os ambientes possuem arquitetura focada em boas práticas de ergonomia, iluminação eficiente e qualidade acústica.

A ocupação dos novos prédios será gradual e respeitará o cenário de evolução da pandemia no País. 

Os projetos dos novos escritórios foram criados pela Athié Wohnrath. A empresa de arquitetura, engenharia e construção tem 25 anos no mercado e mais de 130 milhões de m² implantados.

Certificação WELL

A Enel Brasil já iniciou o processo de certificação WELL para os dois novos escritórios. Eles serão os primeiros do Grupo Enel na América Latina a buscarem a certificação.

O sistema de certificação WELL é uma ferramenta pioneira no mundo, criada pelo International Well Building Institute, para fornecer indicadores e métricas claras para aferir a qualidade dos ambientes para a saúde e bem-estar dos ocupantes.

O certificado avalia assim o desempenho do ambiente de trabalho em várias categorias como ar, alimentação, luz, movimento, conforto térmico, som, materiais e comunidade. No Brasil, apenas duas empresas possuem a certificação atualmente.

Leia também Enel e governo de São Paulo instalam iluminação inteligente na Ciclovia Novo Rio Pinheiros

Deixe um comentário