O Instituto de Tecnologia de Israel (Technion) acaba de inaugurar o Laboratório de Eletrônica de Potência e Energia Renovável (PEARL), doado pela SolarEdge e dedicado à memória de seu fundador, Guy Sella, que faleceu em 2019. Ele será o primeiro laboratório do gênero que integra essas tecnologias e que servirá como parte dos estudos da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação de Viterbi.
A instituição dedicará o novo laboratório aos cursos de pós-graduação nas áreas de tecnologias para o combate climático, desenvolvendo programas e projetos acadêmicos voltados para estudos como o aumento da eficiência da energia solar fotovoltaica, a mobilidade elétrica e outras áreas relacionadas.
O laboratório faz parte das parcerias entre o Technion e a SolarEdge, que incluem bolsas de pesquisa, bolsas na área de energia e um hackathon bienal de energia. Em comunicado à imprensa internacional, o professor Idit Keidar, reitor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação de Viterbi lembrou que a instituição possui 11 laboratórios de ensino, mas nenhum ainda dedicado ao estudo de eletrônica de potência e energia renovável, até agora.
“Os projetos do laboratório promoverão assim a ciência e a engenharia local e globalmente, alguns dos quais já começaram a operar, incluindo pesquisas conjuntas com a empresa”, disse Keidar.
“O legado de Guy Sella continua vivo, não apenas por meio da SolarEdge, mas também pelas próximas gerações de engenheiros, que continuarão a desenvolver tecnologias para o avanço da energia renovável no planeta. Temos muito orgulho de contribuir para a viabilização desta pesquisa no Technion em memória de Guy”, acrescentou Zivi Lando, CEO da SolarEdge.