Importação de painéis solares cresceu 193,12% no primeiro trimestre de 2022

Importação de painéis solares cresceu 193,12% no primeiro trimestre de 2022

Com diversos subsídios dados pelos órgãos públicos, como a redução no imposto de importação, os painéis solares estão em alta. Principalmente, entre as empresas que compram de fornecedores no exterior. De acordo com o Relatório de Importação do 1º Trimestre de 2022, realizado pela Logcomex, empresa que oferece soluções de big data e automação para o comércio exterior, o valor de importação do produto subiu no período.

De acordo com o levantamento, nos três primeiros meses do ano foram importados US$ 1,4 bilhões do produto. Isso o coloca em 4º lugar na lista dos mais importados no período. E representa um aumento de US$ 931,8 milhões em relação ao mesmo período do ano anterior, uma alta de 193,12%. No primeiro trimestre de 2021, ele ocupava a 15ª posição no ranking.

“Como o governo zerou as alíquotas da importação do produto, houve um crescimento na procura. Isso refletiu no aumento do valor da importação”, explicou Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex. “Da mesma forma, há um aumento na busca por energias renováveis, como a solar, impulsionando o setor”.

Para importar células solares em módulos ou painéis, é necessário o preenchimento correto da NCM 8541.40.32 e garantir que o produto tenha o selo de qualidade do Inmetro. Além disso, é preciso seguir o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PEB) e atestar as normas do Portal Único Siscomex.

A Logcomex atua no comércio global em vários setores

Fundada em 2016, pelos empreendedores Helmuth Hofstatter Filho e Carlos Souza, a Logcomex é uma startup que se propõe a organizar as informações do comércio global para transformar a maneira que as empresas fazem negócios.

Oferecendo produtos de automação e Big Data para todos os elos do comércio exterior, a Logcomex atua em duas frentes: inteligência comercial (informações do mercado, trazendo dados da importação brasileira, por exemplo) e automação de tarefas (com organização e centralização de informações do cliente).

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