Você está visualizando atualmente Tecnologia sustentável coletará energia solar para aquecimento de água em indústrias e hospitais

Tecnologia sustentável coletará energia solar para aquecimento de água em indústrias e hospitais

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Solar

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) apoia o desenvolvimento de um coletor solar capaz de aquecer a água utilizada em caldeiras industriais. A tecnologia tem alta eficiência e torna portanto os processos de indústrias mais sustentáveis. Ele garante assim a economia e a redução das emissões de carbono no meio ambiente, substância responsável pelo efeito-estufa que pode ocasionar o aquecimento global.

Uma parceria entre a Unidade EMBRAPII de Biofotônica e Instrumentação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e a startup Mondi Energy permitiu a realização do projeto. Além do uso por diversos setores de indústrias nacionais, a inovação também pode ser utilizada em hospitais, condomínios, parques com piscinas e outros empreendimentos que demandam uso de água superaquecida.

O equipamento conta com um sistema otimizado, que acompanha o movimento do Sol e extrai dessa forma o máximo de aproveitamento energético possível durante o dia. Seu design também aumenta a eficiência da absorção de energia solar, já que possui uma superfície refletora parabólica. Ela concentra os raios solares sobre um tubo, pelo qual passa água, que irá se aquecer a temperaturas próximas a 100°C.

Apoio a Startups

A EMBRAPII conecta empresas e startups a centros de pesquisas de ponta com profissionais capacitados para ajudá-las a superar seus desafios tecnológicos. Além do suporte técnico, a organização disponibiliza recursos não reembolsáveis para o Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Para startups e pequenos empreendedores, o aporte pode chegar até 50% do valor do projeto.

“A EMBRAPII é essencial para nossa jornada, não só pelo aporte de recursos financeiros, mas também pelo apoio técnico, infraestrutura e know-how de informação”, conta Guilherme Scagnolatto, CEO da startup Mondi Energy.

A EMBRAPII co-financia os projetos até a solução se mostrar tecnologicamente viável – na fase de protótipo. Com o objetivo de ajudar startups a colocar seu produto no mercado após o desenvolvimento tecnológico, a EMBRAPII oferece o modelo LAB2MKT. Ele é um apoio adicional que contempla assim uma fase importante para a viabilidade da inovação, também conhecida como Ciclo 2. O modelo diminui os custos e os riscos tecnológico e mercadológico, potencializando as chances das startups provarem que seu modelo de negócio é viável economicamente.

Leia também Geração própria de energia solar atinge 10 gigawatts e traz mais de R$ 52,4 bilhões de investimentos ao país