Abertura do mercado livre é muito importante para os geradores

Abertura do mercado livre é muito importante para os geradores

A abertura do mercado livre de energia e as estratégias possíveis para os geradores neste novo contexto foram temas defendidos na palestra do diretor executivo da Ludfor, Douglas Ludwig, que aconteceu no segundo dia de feira, na quinta-feira, dia 19, na Faex Energy 2023, em Xanxerê, Santa Catarina. No evento, que reuniu expositores e especialistas ligados a diversas áreas da geração de energia, Ludwig explicou que a ampliação do mercado livre cria oportunidades de negócios e investimentos em geração de energia.

Existem mais de 34 mil unidades consumidoras no mercado livre, que já são responsáveis por 40% da energia consumida no país. A partir de 2024, mais de 165 mil novas empresas poderão entrar no mercado. Para Ludwig, isso significa a possibilidade de novos negócios para os geradores, que poderão vender diretamente para o consumidor com a mediação de uma comercializadora varejista..Uma das estratégias da  Ludfor é praticar um preço médio de venda de energia que seja estrategicamente alinhado com os geradores e que não gere ônus para os consumidores.

“Se for analisado do ponto de vista estritamente regulatório, o benefício é apenas dos consumidores. Porém, estrategicamente, a abertura do mercado livre é muito interessante para os geradores”, pontuou Ludwig, para em seguida complementar: “Na Ludfor, existe a possibilidade de o gerador fornecer energia para nossa comercializadora, o que garante a transferência do benefício do percentual do desconto do consumo final de volta para o gerador. Ou seja, a geradora usa a comercializadora como caminho para venda e abertura do mercado, ampliando o preço médio da venda de energia sem repassar o encargo para o consumidor”.

Abertura do mercado livre é muito importante para os geradores

 

A Ludfor é uma das líderes no mercado livre de energia na Região Sul e atende mais de 85 empresas geradoras, além de ser responsável por R$ 2,7 bilhões em energia gerenciada ao ano. Entre as empresas atendidas no setor, estão companhias como Grupo Coopera, PCH Capivari, PCH Barra das Águas e as Usinas da Creral Geração.

Atualmente, na Origem Energia, braço de geração de energia da Ludfor, existem dez usinas solares e hídricas em operação, 14 em construção e 20 unidades em fase de projeto. As usinas do grupo têm previsão de entrar em operação até 2025. Os empreendimentos em operação, construção e projeto têm uma capacidade instalada total de 121 MW, sendo a maioria de usinas hídricas, complementadas agora pelas usinas solares.

Leia também Ludfor entrega certificados de energia renovável a supermercadistas e empresas do setor alimentício na Exposuper

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias