Ludfor entrega certificados de energia renovável a supermercadistas e empresas do setor alimentício na Exposuper

Ludfor entrega certificados de energia renovável a supermercadistas e empresas do setor alimentício na Exposuper

A Ludfor, uma das líderes no mercado livre de energia na Região Sul, entregou a quatro empresas, durante a ExpoSuper, certificados pelo uso exclusivo de energia elétrica proveniente de fontes renováveis. Na feira de negócios para empresas supermercadistas e do setor alimentício, que aconteceu em Balneário Camboriú (SC), representantes da Ludfor deram a diretores e gestores do Grupo Passarela, da Cooperativa Santa Clara, da Frigolaste e da Unividros as certificações, reconhecendo assim a significativa participação das companhias no mercado livre de energia e o impacto na redução de emissão de gases do efeito estufa. Somente em 2022, clientes do segmento de supermercados com energia sob gestão da Ludfor evitaram a emissão de 11 mil toneladas de C02.

No evento, a Ludfor apresentou sua solução de até 30% de economia de energia, com serviços de gestão ativa para coordenar a migração para o mercado livre, reduzir custos, ampliar a previsibilidade de gastos para companhias com grandes demandas de energia e incentivar o uso de fontes renováveis. A empresa gerou dessa forma uma economia anual de energia de mais de R$ 35 milhões ao setor supermercadista em 2022.

“Ficamos muito felizes por aproveitar esse evento para entregar, nas mãos dos nossos clientes, um reconhecimento tão valioso, que mede o impacto positivo dos benefícios que eles estão gerando com a participação do mercado livre de energia e o consumo gerado a partir de fontes que não agridem o meio ambiente. Além disso, pudemos mostrar a clientes em potencial as vantagens desta mudança. Santa Catarina é um estado estratégico para a nossa atuação e temos planos de expansão”, diz Betina Galves Rui, diretora comercial da Ludfor.

O Grupo Passarela, que administra a rede de supermercados Passarela em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, utiliza energia renovável há 5 anos, período em que já deixou de emitir 4.352 toneladas de CO2. Somente no ano passado, a companhia conservou assim o equivalente a 22.396 árvores. O sócio-diretor do Grupo Passarela e presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Alexandre Simioni, comemora o reconhecimento.

“Para nós, do Grupo Passarela, é muito gratificante receber o certificado. Os números são expressivos. Sob a gestão da Ludfor, conseguimos portanto atingir uma economia de energia e utilizar energia limpa e renovável, de fontes corretas. A nossa empresa sempre prezou por práticas ESG e estamos colaborando assim com o planeta. É uma boa dica para todos que pensam no futuro: também pensem em utilizar uma energia limpa, que não impacte no meio ambiente”, afirma Simioni.

Com mais de cem anos no mercado, a Cooperativa Santa Clara, do ramo de laticínios e frigorífico, foi uma das primeiras clientes da Ludfor e, desde 2010, a energia elétrica usada pela empresa provém de fontes incentivadas. A certificação entregue à companhia ressalta que deixou de emitir mais de 20.254 toneladas de CO2 nestes 12 anos e que, no ano passado, conservou portanto o equivalente a 38.569 árvores.

“Dentro do planejamento estratégico da Cooperativa Santa Clara, trabalhamos os pilares de ESG, o que demonstra a importância de estarmos no mercado livre consumindo energia de fontes renováveis. Também temos 13 usinas fotovoltaicas instaladas em nossos negócios, ou seja, 100% da nossa energia é proveniente do mercado livre ou de nossas próprias usinas. Sustentabilidade é ter respeito pelos outros, economizar e respeitar o meio ambiente. É transformar contas e despesas em contas e receitas. Assim, agregamos cada vez mais valor aos nossos processos produtivos”, destaca o diretor da Cooperativa Santa Clara, Alexandre Guerra.

Já o executivo Altair Roberto Dalle Laste, da catarinense Frigolaste, ressalta os resultados que a migração para o mercado livre pode trazer até mesmo para pequenas empresas. Para ele, é fundamental portanto que uma equipe de especialistas acompanhe as demandas energéticas da empresa de forma ativa.

“Nós estamos com a Ludfor há 4 anos e eles nos trouxeram um trabalho diferente, que nos deu muita segurança. Eles nos prestam contas toda semana, de como o mercado está se portando, como estão as energias renováveis, se dá para fechar contratos melhores, etc. Nunca ficamos com dúvidas, as questões são sempre esclarecidas. O valor que nós economizamos tem sido muito significativo e você pode investir dessa forma em outros aspectos de desenvolvimento da sua empresa”, explica.

A Frigolaste já deixou de emitir 443 toneladas de CO2 desde 2020 e conservou assim mais de 3.259 árvores. A Unividros, especializada na fabricação de vidros, também foi contemplada com uma certificação durante a ExpoSuper. A empresa já deixou de emitir mais de 865 toneladas de CO2 equivalente desde 2019 – número celebrado pelo Gerente de Vendas, Sérgio de Souza. “Temos a parceria com a Ludfor há anos, que é bastante importante na história da Unividros”.

Tendo em vista que a gente consome energia de fontes renováveis, ajudamos muito com a conservação dos recursos hídricos, que é a base da fonte de energia brasileira. Portanto, é importante a gente pensar de forma consciente no uso desses recursos naturais para conservá-los para as gerações futuras.

Com sede em Bento Gonçalves (RS), a Ludfor atua no mercado há mais de 27 anos e atende a 2.370 clientes, sendo 1.130 grupos econômicos. O grupo conta com quatro unidades de negócios: a Ludfor Gestão; a Ludfor Comercialização; a Origem Energia, para investimentos em geração de energia; e a Operasul, com foco na manutenção e operação de hidrelétricas.

Leia também Ludfor gera R$ 426 milhões de economia líquida para empresas no mercado livre de energia em 2022

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias