Você está visualizando atualmente Quatro passos para economizar energia no centro logístico

Quatro passos para economizar energia no centro logístico

O aumento constante nas tarifas de energia impacta significativamente no custo operacional de um centro logístico. Cada vez mais as empresas precisam portanto procurar oportunidades e desenvolver ações de redução no consumo de eletricidade. Práticas como a adoção de soluções inteligentes de carregamento de baterias de empilhadeiras e dicas para promover eficiência energética podem gerar economia significativa no final do mês.

Investir em equipamentos eficientes e que consomem menos energia, além de reduzir os testes de aceitação de corrente elétrica em indústria, gera uma redução importante no consumo de eletricidade. “Há um grande potencial de economia quando se combina empilhadeiras elétricas, baterias e sistemas de carregamento que promovem eficiência energética”, afirma Mariana Kroeker, head da negócios da unidade Perfect Charging, da Fronius do Brasil, especializada em soluções de carregadores de baterias para veículos de tração.

Essa otimização, de acordo com Mariana, pode diminuir em 30% o consumo de eletricidade de um centro logístico. A executiva dá outras dicas para reduzir a conta de luz:

Escolha equipamentos certos

Na hora de adquirir equipamentos, fique atento à potência elétrica e aos recursos que oferecem para otimizar o consumo. No caso dos carregadores de baterias há modelos dotados de tecnologias avançadas. Elas promovem carregamento suave, gradual, de acordo com o nível de carga da empilhadeira e temperatura interna do veículo. Entre as opções de carregadores inteligentes está a Selectiva 4.0, da Fronius, que conta com exclusivo processo de carregamento RI, que faz uma avaliação prévia das condições da bateria antes de iniciar o abastecimento, realizando um carregamento seguro e eficiente, na medida certa. “Esse recurso não só gera mais economia de energia, como também aumenta a vida útil da bateria de 10% a 15% em média”, afirma Mariana.

Programe o carregamento das empilhadeiras

Verifique se a sua cidade oferece tarifas de energia variáveis, com valor mais em conta de acordo com a hora ou dia. Se for o caso, programe o carregamento de bateria da frota nos dias da semana e horários em que a energia está mais barata. Outra forma de otimizar o carregamento das baterias, evitando picos de carga na rede e aumento de energia cumulativa no início do processo, é colocar as empilhadeiras para carregar regularmente a cada 15 minutos ou em estações de carregamento de baterias individuais.

Identifique oportunidades de economia adicional

Buscar constantemente práticas e recursos para minimizar o consumo de energia é vital para empresas reduzir o custo operacional. Portanto, avalie qual é o processo de carregamento ideal em diferentes unidades e departamentos, para identificar os pontos de melhoria. Bem como definir ações para promover eficiência energética. Para ajudar nesta tarefa, a Fronius oferece aos seus usuários o software I-SPoT Calculator Smart, uma ferramenta que calcula os custos operacionais totais e o consumo de eletricidade durante o processo de carregamento, de acordo com o dia, horário e em diferentes situações.

Consulte especialistas

Investir em consultoria é outro caminho para identificar os pontos para otimizar o uso de energia. Os especialistas podem fazer uma análise mais detalhada do consumo de eletricidade, as condições do ambiente e dos equipamentos utilizados, independentemente do fabricante e da tecnologia, sempre com objetivo de aumentar a capacidade e desempenho da operação gastando menos na conta de luz.

Por isso, complementando as linhas de carregadores inteligentes, a Fronius Perfect Charging oferece serviço de consultoria e desenvolvimento de projetos. A ideia é orientar o centro logístico no planejamento, na escolha de tecnologia de baterias e soluções de rede mais adequadas. Além de ajudar na implementação do processo de carregamento. “Entendemos que toda solução precisa ser completa para gerar os resultados desejados. Por isso, também fornecemos suporte contínuo aos nossos usuários”, conclui Mariana.

Leia também Indústria de baterias para geração, transmissão e distribuição de energia pode ganhar impulso com novo projeto de lei