Startup da Coppe desenvolve tecnologia para geração elétrica por tubulações hidráulicas

Startup da Coppe desenvolve tecnologia para geração elétrica por tubulações hidráulicas

Empresa especializada no fornecimento de energia limpa e econômica, a Aquapower, startup da Incubadora da Coppe/UFRJ, vem atuando no mercado instalando turbinas de pequena escala nas tubulações existentes de cidades e plantas industriais.

Mais especificamente, transforma excedentes de pressão em pontos específicos das redes hidráulicas em energia elétrica. A energia hidroelétrica oferecida pela empresa permite gerar energia distribuída em qualquer cidade, independente das condições geográficas de sol ou vento.

A Aquapower utiliza tecnologias hidrelétricas existentes, adaptadas em escala menor, criando assim microcentrais com potências que variam de 20W a 100kW. A solução tecnológica se aplica a empresas de grande porte, que tenham consumo de água elevado. É preciso que as turbinas tenham um local onde possam ser instaladas em sistemas de abastecimento de cidades, plantas industriais, mineradoras, aciarias ou qualquer outra indústria intensiva no uso de água.

Tal metodologia fez com que a Aquapower fosse selecionada recentemente para participar do processo de aceleração do Programa Ocyan Waves Booster. Junto com outras três startups, apresentou as soluções mais promissoras e inovadoras para os desafios operacionais da Ocyan, além de estarem alinhadas à proposta ESG da empresa.

Há um ano na Incubadora de Empresas da Coppe, a startup começou a partir da simples ideia de aproveitar a água que passa pelas tubulações, no intuito de gerar energia. Franco Vernazza, CEO da Aquapower, diz que, no início, entenderam que isso não era comum, mas que era tecnicamente viável.

“Dedicamos bastante tempo para entender possíveis aplicações de mercado, montar o business case e logo em seguida avaliamos as diferentes rotas tecnológicas possíveis. Inclusive, tivemos contato com dois laboratórios da Coppe. Os professores se mostraram muito interessados em nos ajudar e a desenvolver assim alguns aspectos da tecnologia. Posteriormente, contratamos projetos de consultoria de outras universidades, tanto de outros estados do Brasil, como de outros países. Interagimos com profissionais que já tinham muita expertise na nossa área”, explica Franco.

Com quadro totalmente enxuto, a Aquapower conta apenas com quatro profissionais, incluindo o Franco, que estão prospectando o mercado há pouco tempo. Mas, de acordo com o CEO da empresa, as expectativas para ainda este ano são promissoras e espera quintuplicar o faturamento em 2024.

“Percebemos, felizmente, que cada vez mais as empresas procuram soluções de energias limpas, eficiência energética e sustentabilidade de um modo geral. E todas têm compromissos muito ambiciosos. Assim, entendemos que esta tendência permanecerá durante os próximos anos. É uma oportunidade muito boa para todas as startups que trabalhem com projetos nesta linha, como a geração elétrica por meio de tubulações hidráulicas”, conclui Franco Vernazza.

Leia também Tecnologias para rede elétrica da GE solucionam desafios complexos para clientes ao redor do mundo

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias