Siemens fecha acordo para fornecer infraestrutura para ônibus elétricos ao terminal de última geração de Hamburgo

Siemens fecha acordo para fornecer infraestrutura para ônibus elétricos ao terminal de última geração de Hamburgo

A Siemens Smart Infrastructure fechou um grande contrato com a Hamburger Hochbahn, a maior provedora de transporte local de Hamburgo, e vai equipar dois dos seis estacionamentos no terminal de ônibus de Alsterdorf com um total de 96 pontos de carregamento com tecnologias de média e baixa tensão. As operações estão programadas para começar no meio deste ano. Com um total de 240 vagas de estacionamento, é um dos maiores e mais modernos terminais para ônibus elétricos na Europa.

A Hamburger Hochbahn estabeleceu para si mesma a meta de converter toda a sua frota de cerca de 1.000 ônibus em veículos livres de emissões e ecologicamente corretos até o fim da década. Paralelamente à aquisição de veículos, está em andamento a reconversão da infraestrutura do terminal para poder carregar e manter a nova frota.

“Ao equipar os terminais de ônibus com a infraestrutura de carregamento necessária, é importante para nós ter um parceiro de fonte única que possa fornecer equipamentos preparados para o futuro, juntamente com todos os componentes elétricos e serviços necessários. Encontramos esse parceiro na Siemens e estamos ansiosos para executar este projeto”, disse Bastian Schmidt, Project Lead for Infrastructure Electromobility na Hamburger Hochbahn AG.

O pedido inclui 48 estações de carregamento Sicharge UC 200 com plugues de carregamento CCS por estacionamento, tecnologia de média e baixa tensão, bem como um contrato de serviço de cinco anos. Cada estação de recarga tem uma capacidade de carga de 150 quilowatts e fornece eletricidade aos ônibus quando eles não estão em serviço.

Toda a tecnologia de carregamento está alojada em um centro de controle de tecnologia no teto de cada estacionamento. O cabo de carregamento é roteado ao longo do telhado diretamente para as estações de carregamento. Isso permite que o espaço na garagem seja usado para estacionamento de ônibus da melhor maneira possível.

“Além de uma infraestrutura preparada para o futuro e fácil de atualizar, economizar espaço ao integrar a tecnologia de carregamento é importante, especialmente na infraestrutura de uma cidade como Hamburgo. Neste projeto, a instalação no telhado foi uma solução apropriada”, disse Jean-Christoph Heyne, Head of Future Grids da Siemens Smart Infrastructure.

“Estou satisfeito que, neste caso, não fomos capazes apenas de nos destacar com nossa infraestrutura de carregamento flexível, mas também de atender às altas demandas do cliente em relação à sustentabilidade. Na nossa fábrica em Portugal, por exemplo, as estações de carregamento são fabricadas exclusivamente com eletricidade proveniente de fontes renováveis. Portanto, fornecemos tecnologia produzida de forma sustentável para cidades mais sustentáveis”, completou.

O terminal de ônibus de Alsterdorf, em Hamburgo, cobre 45.000 metros quadrados e foi inaugurado em abril de 2019 pela Hamburger Hochbahn. É um dos terminais de ônibus mais avançados da Europa, bem como o primeiro na Alemanha projetado exclusivamente para ônibus livres de emissões. No futuro, os ônibus serão abastecidos com eletricidade verde em seis estacionamentos. O terminal de ônibus Alsterdorf é o mais novo de um total de sete locais da Hochbahn. Desde 2020, a Hochbahn compra apenas ônibus livres de emissões.

Leia também Siemens fornece energia para ônibus de dois andares com emissão zero em Londres

Deixe um comentário