A distribuição de energia elétrica aos consumidores – das residências às grandes instalações empresariais – demanda inovações constantes em engenharia, infraestrutura e equipamentos em geral. Mas a qualidade dos serviços depende também de processos internos eficientes. Neste sentido, as tecnologias de ponta podem assim ser uma solução. Ou melhor, nas atividades-meio, aquelas tidas como administrativas ou burocráticas, investimentos em hiperautomação e inteligência artificial (IA) dão agilidade e precisão que se refletem na atividade-fim.
Reflexões como essas fizeram parte do painel “Setor de eletricidade: do serviço ao processo”, no South Summit 2022, um dos maiores eventos sobre inovação no mundo. Ele teve a edição de 2022 realizada no Brasil, em Porto Alegre, RS. O painel colocou lado a lado um executivo da área de energia elétrica, Maurício Álvares, vice-presidente da Equatorial, e dois da área de tecnologias da informação: Lucas Ribeiro, CEO da ROIT, e Marcela Vairo, diretora da IBM.
Com atuação consolidada em estados do Norte e do Nordeste, a Equatorial Energia desembarcou recentemente no Rio Grande do Sul. A empresa adquiriu a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D). Entre os investimentos que começa a realizar, estão os de inovação tecnológica. E o objetivo, ressaltou Maurício Álvares, é portanto dotar a empresa de tecnologia de ponta em todas as atividades.
A IBM, conforme pontuou Marcela Vairo, vem desenvolvendo para a Equatorial soluções tecnológicas na gestão e atenção aos clientes. Por sua vez, a ROIT, destacou o CEO Lucas Ribeiro, tornou-se parceira da Equatorial no fornecimento da “Esteira Mágica” para as áreas financeiras e fiscais. Trata-se de uma solução que promove a hiperautomação dos processos de gestão fiscal, tributária, financeira e contábil, e já utilizada por corporações de diversas atividades econômicas.
“É uma solução tecnológica nacional que tem assim promovido alto grau de transformação digital nos processos, ao dar agilidade, precisão e segurança aos fluxos financeiros, fiscais e de contabilidade”, assinalou Lucas Ribeiro. A solução inclui um “Portal do Fornecedor White-label”. A tecnologia proporciona automação completa das entradas (compras) e integra empresas e seus fornecedores, contribuindo para que as vantagens da inovação alcancem todos os elos da cadeia produtiva.
Além disso, continuou o CEO da ROIT, é possível viabilizar projeções financeiras e operacionais mais efetivas, reduzindo os custos em todas as áreas. Para Maurício Álvares, da Equatorial, a inovação tecnológica é indispensável para o atendimento às demandas e necessidades do mercado. E é o caminho para o progresso. “Não existe nação desenvolvida e sustentável sem que haja o fortalecimento da tecnologia”.
A edição do South Summit, em Porto Alegre, foi a primeira realizada no Brasil. Ocorreu entre os dias 4 e 6 de maio, no Cais do Porto.