Com base em suas conquistas inovadoras desde o anúncio de iniciativas de negócios de médio a longo prazo, a Kia está se concentrando em atualizar sua estratégia para 2030, anunciada no ano passado, e fortalecer ainda mais sua estratégia de negócios em resposta às incertezas em todo o cenário global da indústria de mobilidade.
Durante o evento, a Kia atualizou sua estratégia de negócios de médio a longo prazo com foco na eletrificação e seu negócio de PBV. A companhia reiterou sua meta anual de vendas para 2030 de 4,3 milhões de unidades, incluindo portanto 1,6 milhão de unidades de veículos elétricos (EVs). A meta de vendas anuais de 4,3 milhões para 2030 é dessa forma 34,4% maior do que a meta anual da marca para 2024, de 3,2 milhões de unidades.
A empresa também planeja se tornar assim uma marca líder de veículos elétricos, vendendo uma porcentagem maior de modelos eletrificados entre suas vendas totais, incluindo veículos elétricos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e EVs a bateria, projetando vendas de modelos eletrificados de 2,48 milhões de unidades anuais ou 58% das vendas totais da Kia em 2030.
“Após o nosso relançamento bem-sucedido da marca em 2021, a Kia está a melhorar a sua estratégia de negócio global para promover o estabelecimento de uma linha inovadora de veículos elétricos e acelerar a transição da empresa como uma provedora de soluções de mobilidade sustentável”, disse Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia. “Ao responder de forma eficaz às mudanças no mercado de mobilidade e implementar com eficiência estratégias de médio a longo prazo, a Kia está fortalecendo seu compromisso de marca com o bem-estar dos clientes, das comunidades, da sociedade global e do meio ambiente.”
A Kia responde proativamente às incertezas do setor de mobilidade
A Kia aproveitou a oportunidade para delinear as medidas que está tomando para navegar com sucesso pelas principais mudanças que deverão surgir nos próximos anos: mudanças no mercado de veículos elétricos, a ascensão das marcas chinesas e a alteração do ambiente competitivo.
Fortalecer as linhas eletrificadas e a produção flexível para as mudanças no mercado de veículos elétricos
Embora se espere que a demanda de veículos elétricos de longo prazo para 2030 permaneça inalterada, o ritmo de crescimento da demanda pode se mostrar desigual no curto prazo. Fatores como um crescimento econômico global mais fraco, redução dos subsídios aos veículos elétricos e adaptação mais lenta da infraestrutura de carregamento podem afetar a demanda por veículos elétricos.
Para responder com agilidade às mudanças no ambiente de mercado, a Kia garantirá assim a máxima flexibilidade em sua operação de linha. A Kia planeja fortalecer sua linha de veículos elétricos híbridos (HEV) de seis modelos em 2024 para nove modelos até 2028, com opções de trem de força HEV oferecidas para a maioria dos principais modelos da marca.
Em resposta às mudanças no mercado de veículos elétricos, a Kia lançará seis modelos EV até 2026, começando com o próximo EV3 em 2024, seguido por EV2, EV4 e EV5 nos principais mercados, incluindo EUA, Europa e Coreia do Sul. Nos mercados emergentes, a empresa implantará dois EVs especificados por região, como o Carens EV para o mercado indiano.
A marca também planeja produzir veículos elétricos e com motor de combustão interna (ICE) em 13 fábricas em todo o mundo, incluindo sete na Coreia do Sul e seis no exterior. Além disso, duas fábricas dedicadas a veículos elétricos serão operadas na Coreia do Sul.
Produto competitivo e serviço diferenciado em relação às marcas chinesas em ascensão
A Kia também pretende seguir uma política multi-vertente para combater a ascensão de marcas concorrentes chinesas, fortalecendo sua competitividade de produtos, estabelecendo um sistema global de operação de peças e serviços, entrando em novos mercados de PBV e utilizando fábricas chinesas para outros mercados emergentes.
A empresa fortalecerá sua competitividade de produtos e qualidade em mercados emergentes, com planos de expandir os serviços conectados para as regiões da Ásia-Pacífico, Oriente Médio e América Central e do Sul, fornecendo funcionalidades conectadas em 74 países até 2026.
A Kia planeja continuar a fortalecer o desempenho de seus veículos, expandindo o número de modelos com tecnologia ‘over-the-air’ (OTA) para 18 e aumentando a taxa de instalação de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) para mais de 63% dos modelos até 2026.
Essa abordagem será reforçada com melhorias na satisfação do atendimento ao cliente, como uma capacidade de serviço utilizando 6.200 locais globais e quase 34.000 técnicos talentosos, bem como o fornecimento de peças centradas no cliente e a expansão contínua dos serviços digitais da Kia.
Além disso, a Kia planeja criar uma nova demanda de vendas com base na inovação e flexibilidade de seu negócio de PBV. A Kia utilizará sua plataforma e sistema de produção flexível para PBVs no mercado B2B, que requer veículos para vários fins comerciais e para impulsionar a demanda B2C.
A empresa também utilizará suas fábricas chinesas para atender à demanda em mercados emergentes, que devem contribuir com 250.000 unidades em 2027.
Operação de negócios otimizada e flexível para um ambiente competitivo
Apesar do crescimento contínuo da Kia, a demanda global de veículos ainda permanece abaixo dos níveis pré-Covid, em grande parte devido ao enfraquecimento do poder de compra causado pelas altas taxas de juros e inflação. Ao mesmo tempo, muitas marcas de veículos elétricos investiram agressivamente para competir por preços mais baixos.
A Kia responderá a esta situação primeiro mantendo um nível de estoque adequado por meio de produção e operação flexíveis. Então, gerenciando a estratégia de operação de incentivo ideal com o melhor valor residual, a Kia maximizará o valor para seus clientes.
Além disso, a marca continuará a fornecer produtos inovadores aos clientes, melhorando a experiência do usuário. Por exemplo, a tecnologia de IA generativa será implantada para fornecer serviços de voz de IA no veículo, fazendo sua estreia no final deste ano no EV3 e K4.
Estratégia Kia 2030: “Quatro objetivos centrais”
A Kia solidificará ainda mais sua estratégia para 2030 anunciada no ano passado com quatro metas: vendas globais de 4,3 milhões de unidades, vendas de 1,6 milhão de veículos elétricos, desenvolvimento pioneiro de PBV e gestão ESG responsável.
Meta anual de vendas globais de 4,3 milhões para 2030: tendo anunciado anteriormente uma meta de vendas anuais de 4,3 milhões de unidades até 2030, com os modelos eletrificados representando 58% da gama total, a confiança da Kia em seus produtos premiados levou a marca a aumentar suas metas anuais de vendas de veículos elétricos para 1,15 milhão de unidades em 2027 e 1,6 milhão em 2030.
A Kia planeja aumentar as vendas de modelos eletrificados para 2,48 milhões de unidades, representando 58% das vendas, em 2030, com 882 mil unidades de HEVs e PHEVs. Trata-se de um aumento de três pontos percentuais em relação à meta do ano passado e reforça a estratégia da Kia de mudar a estrutura de vendas com um foco ainda maior nas linhas eletrificadas.
Como a demanda por HEV deve continuar, a Kia planeja desenvolver motorizações híbridas de próxima geração com melhor desempenho, torque e eficiência de combustível, aplicar esses sistemas avançados a vários segmentos de veículos e expandir as capacidades de produção flexíveis para modelos HEV e ICE.
A Kia planeja continuar seu ímpeto de crescimento construindo uma linha completa de veículos elétricos nos principais mercados, aumentando a competitividade do produto e criando nova demanda usando PBVs. Além disso, a empresa diferenciará a marca em mercados emergentes por experiências aprimoradas de alta qualidade do cliente e responderá à crescente demanda diversificando as bases de fabricação.
Estratégia de EV: expansão para 15 EVs em 2027, visando 1,6 milhão de vendas de EVs em 2030 – A estratégia de negócios de médio a longo prazo da Kia mantém o foco na eletrificação e no crescimento do PBV, apoiado por um total de 15 modelos EV até 2027. Isso representa a adição de mais um modelo EV aos 14 modelos anteriormente comprometidos pela marca. Este número inclui novos EVs (EV2, EV3, EV4 e EV5) e dois PBVs (PV5 e PV7).
Além disso, para melhorar o desempenho da bateria e garantir a competitividade de custos, a Kia planeja se concentrar na atualização de sua tecnologia, aumentando a densidade de energia e a oferta de alcance das baterias de níquel-cobalto-manganês (NCM). A marca também fornecerá várias opções de baterias, incluindo baterias de fosfato de ferro de lítio (LFP), para atender às diversas necessidades dos mercados globais.
A Kia também está impulsionando uma estratégia de expansão da infraestrutura de carregamento em todo o mundo. A marca planeja construir mais de 5.400 estações da marca (E-pit) até 2030 na Coreia do Sul, com 482 atualmente instaladas. A Kia também pretende utilizar mais de 30.000 estações de carregamento na América do Norte até 2030 como parte da joint venture IONNA. Na Europa, a empresa construirá mais de 17.000 estações de carregamento por meio de sua parceria com a IONITY.
Direcionamento de produto para atingir metas de vendas – A Kia apresenta quatro direções de seus produtos: conectividade, direção autônoma, desempenho e design.
A Kia planeja expandir gradualmente novos serviços baseados em conectividade, como OTA, Feature on Demand (FoD) e pagamento no carro, para mercados emergentes. Além disso, a Kia planeja continuar a melhorar suas tecnologias de conectividade baseadas na mais recente rede 5G, como sistemas OTA avançados e condução com eficiência de combustível usando inteligência artificial (IA).
A empresa também se concentrará fortemente na expansão de veículos definidos por software (SDVs), com o desenvolvimento de uma plataforma integrada que pode maximizar a sinergia entre hardware e software do sistema e a combinação de computadores veiculares de alto desempenho com conectividade de alta velocidade e as mais recentes tecnologias de inteligência artificial para melhorar dessa forma a conveniência e a segurança.
A Kia está atualizando sua tecnologia de assistência à condução em rodovia (HDA) e planeja expandir o escopo do sistema para a direção autônoma nas cidades até 2026 por meio do desenvolvimento contínuo de sensores de precisão de alta resolução e software de direção autônoma.
A Kia também planeja continuar lançando variantes de acabamento GT de seus modelos EV, incluindo o EV9 GT, em janeiro de 2025. A marca planeja maximizar a conveniência e o desempenho de seus veículos por meio da capacidade OTA. Esse recurso aplica algumas das mais recentes tecnologias de software, como arquitetura de veículos de última geração, computadores centrais de alto desempenho, sistemas operacionais integrados, assim como um software integrado ao controlador.
Tornar-se “PBV First Mover” com diversas soluções
O evento “CEO Investor Day 2024” também forneceu um plano detalhado para a visão PBV da Kia. Tendo lançado seu negócio ‘Platform Beyond Vehicle’ na CES 2024, a empresa estabeleceu uma meta anual de vendas de 250.000 PBVs em 2030 com os novos modelos PV5 e PV7 da Kia – 150.000 e 100.000 unidades, respectivamente.
A Kia lançará seu primeiro PBV, o PV5 de médio porte, em 2025, sinalizando o início de seus negócios relacionados ao PBV. Na sequência, em 2027, a marca lançará o PV7, um grande PBV que oferece espaço generoso dentro de sua linha de PBVs.
Este objetivo é sustentado por um sistema de produção flexível, soluções PBV dedicadas para clientes e sinergias com os futuros negócios do Hyundai Motor Group, incluindo direção autônoma, robótica e mobilidade aérea avançada (AAM).
Fortalecimento da estrutura de negócios ESG
No ano passado, a Kia estabeleceu sua visão ESG chamada “Movimento Sustentável para um Futuro Inspirador”. Centrada em torno de três objetivos ambientais, sociais e de governança, a visão propõe construir um ambiente de fabricação ecologicamente correto e fortalecer o desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos. Além disso, capacitará a Kia a participar ativamente na resolução de questões sociais globais, ajudar a construir uma sociedade onde todos estejam seguros e satisfeitos e estabelecer uma governança transparente e confiável praticando uma gestão responsável.
Com foco no meio ambiente, a Kia está totalmente alinhada com a RE100. A marca substituirá todas as demandas de eletricidade em seus locais de trabalho em todo o mundo por energia renovável, visando 66% até 2030, 82% até 2035 e 100% até 2040. Em particular, as metas para 2030 e 2035 são aumentadas em três e quatro pontos percentuais, respetivamente, em comparação com as metas anunciadas durante o “CEO Investor Day 2023”, o que reflete o compromisso da Kia em liderar em sustentabilidade e meio ambiente.
Objetivos de negócios para 2024 e metas financeiras de médio e longo prazo
A Kia anunciou seu plano de negócios para 2024 com base na otimização da oferta global, lançamento de novos carros e melhoria da competitividade no negócio de veículos elétricos em meio ao crescimento incerto da demanda industrial em 2024.
Sob essa tendência de crescimento moderado da demanda industrial, a Kia estabeleceu seu plano de negócios para 2024 com 3,2 milhões de unidades no atacado, 3,14 milhões de vendas no varejo e uma participação de mercado de 3,8%.
Em 2024, a Kia planeja apresentar dois novos modelos (EV3 e o sedã K4), três modelos de aprimoramento de produto (EV6, K8 sedã e SUV Sportage) e dois derivados (K3 de cinco portas e EV6 GT). Com o lançamento do EV3, a Kia vai liderar portanto a popularização dos EVs. Com o lançamento bem-sucedido do sedã K4, produzido na fábrica da marca no México, a Kia continuará assim seu ímpeto global de vendas.
A empresa também anunciou suas metas financeiras em 2024 de 101 trilhões de Won Sul-Coreano em receita, 12 trilhões de Won Sul-Coreano em lucro operacional e uma margem de lucro operacional de 11,9%.
A Kia apresentou sua meta de margem de lucro operacional sustentável de médio a longo prazo de mais de 10%, garantindo lucro estável de HEVs e veículos ICE e competitividade de custos de veículos elétricos. De uma perspectiva de longo prazo, a empresa criará portanto novas fontes de lucratividade a partir do negócio SDV.
A Kia também planeja continuar sua expansão de investimentos para garantir competitividade futura. Ela planeja investir 38 trilhões de Won Sul-Coreano até 2028, um aumento de 5 trilhões de Won Sul-Coreano em comparação com o anúncio do ano passado.
Além disso, a Kia continua a implementar sua política de retorno aos acionistas para maximizar o valor para os acionistas. Como proposto no ano passado, a Kia planeja manter sua taxa de pagamento de dividendos em 20% a 35% com base no lucro líquido, comprar ações de até 500 bilhões de Won Sul-Coreano a cada ano por cinco anos e cancelar 50% delas.
A empresa cancelará mais 50% das ações compradas no caso de a meta financeira acumulada do terceiro trimestre ser atingida, especialmente para expandir os retornos aos acionistas e atender assim ativamente às expectativas do mercado.