As casas inteligentes, ambientes equipados com dispositivos conectados à internet que permitem automação e controle remoto de várias funções são o futuro de uma habitação sustentável. E quando o assunto é autossuficiência das residências, não incluir no projeto a energia fotovoltaica é algo quase improvável. O crescimento do uso de energia solar, e de sistemas de armazenamento inteligentes, no caso as baterias de íon-lítio, apontam para um futuro onde a sustentabilidade e a tecnologia estarão interligadas.
De acordo com o mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), as residências lideram o uso da tecnologia fotovoltaica. São mais de 2,8 milhões de imóveis abastecidos, com 70% do total de unidades consumidoras. A tendência é de mais crescimento no consumo no setor residencial. Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), projetam um aumento médio de 3% ao ano ao longo da próxima década, alcançando 226 TWh em 2034. A previsão é que 91 milhões de consumidores devem utilizar, em média, 202 kWh, por mês.
A energia fotovoltaica representa uma solução atraente e viável para aqueles que buscam reduzir seus custos de energia. Além de aumentar a sustentabilidade e contribuir para um futuro mais sustentável. Ainda segundo a Absolar, como uma fonte de energia limpa, o crescimento do setor fotovoltaico contribuiu para evitar a emissão de aproximadamente 45,5 milhões de toneladas de CO2 na produção de eletricidade. Esse crescimento colocou o Brasil como responsável por 4% da oferta global de energia fotovoltaica em 2023, consolidando o país entre os maiores mercados do mundo.
Entre as vantagens do uso de energia fotovoltaica, estão a redução de custos de energia, sustentabilidade, compatibilidade com tecnologia inteligentes e autossuficiência.
Energia fotovoltaica e baterias de íon-lítio
A combinação de energia solar e baterias permite que a residência continue funcionando mesmo em caso de falta de energia da rede, mantendo portanto dispositivos essenciais como sistemas de segurança e iluminação. As baterias de lítio, conhecidas por sua durabilidade e eficiência, têm se mostrado ideais para esse tipo de armazenamento.
Além de aproveitar uma fonte de energia limpa e renovável, a energia solar com uso de baterias de lítio é responsável pelo armazenamento do excesso de eletricidade durante o dia. Os sistemas de automação, como luzes, termostatos e processos relacionados à segurança, funcionam de forma autônoma, permitindo seu uso até mesmo após o pôr do sol.
As baterias também garantem fornecimento contínuo durante quedas de energia da concessionária, minimizam cobranças extras por picos de consumo em ambientes industriais e comerciais com tensão ≥ 2,3 kV, e otimizam o uso de energia em horários de tarifas elevadas, aproveitando tarifas binômias e brancas. Além disso, maximizam o autoconsumo ao utilizar a geração local sem depender da conexão à rede.
“Com a queda dos custos das baterias e o avanço da energia solar, o Brasil tem uma grande oportunidade de transformação do setor energético. A adoção dessas tecnologias pode melhorar a qualidade de vida da população. Especialmente em regiões onde o fornecimento de energia enfrenta maiores desafios”, ressalta o diretor geral da Fox ESS no Brasil, Robson Meira.
Regiões como o Norte e o Nordeste do Brasil sofrem com grandes déficits no fornecimento elétrico, que é irregular e sujeito a interrupções frequentes. Áreas remotas, como a Amazônia e o semiárido nordestino, enfrentam limitações sem acesso à eletricidade é limitado. Os altos custos de geração e transmissão agravam ainda mais o problema. Nessas localidades, a combinação de baterias e sistemas solares apresenta uma solução eficiente e viável para melhorar a oferta de energia.
Baterias EP5 e EP11
Em agosto deste ano, a Fox ESS lançou uma série de produtos na Intersolar voltados à preservação ambiental. Entre os destaques estão o sistema de armazenamento de energia G-Max, as baterias EP5 e EP11, o carregador veicular EV Charger e o aplicativo “Fox Cloud 2.0”. Ele inclui a funcionalidade “Fox Forest”, permitindo assim aos usuários rastrear seus dispositivos e monitorar o consumo de energia.
As baterias, são totalmente compatíveis com todas as linhas de inversores híbridos da marca, incluindo as séries H1, KH, H3, H3-Pro e US. A Fox ESS fabrica conjuntamente as baterias e os inversores, garantindo a compatibilidade e uma integração perfeita entre os componentes. Uma caixa específica permite conectar até quatro unidades em paralelo, expandindo o sistema.
As baterias e inversores da Fox ESS são projetados para instalação rápida e fácil. Seja em ambientes residenciais, comerciais ou industriais, com opções de montagem no chão ou na parede. Os sistemas híbridos com baterias de alta tensão (HV) da marca oferecem alta eficiência, maximizando o aproveitamento da energia armazenada e minimizando perdas.