Novozymes promove evento para discutir o cenário atual da indústria de biocombustíveis e óleos vegetais

Novozymes promove evento para discutir o cenário atual da indústria de biocombustíveis e óleos vegetais

O atual cenário e as perspectivas para as indústrias de biocombustíveis e óleo vegetal serão temas da 3ª edição do Encontro Novozymes de Óleos Vegetais (ENOV). Promovido pela Novozymes, empresa dinamarquesa de biossoluções, o evento reunirá, no dia 5 de outubro, em São Paulo, os mais importantes representantes dos segmentos na região. Entre eles, produtores, investidores, associações e provedores de tecnologia para apresentar e discutir as principais tendências das indústrias.

“O ENOV é uma oportunidade para reunir influentes atores da indústria de óleos vegetais e biocombustíveis, com o objetivo de discutir como aprimorar e otimizar processos e soluções. Nosso foco é dessa forma ajudar a impulsionar a produtividade e a lucratividade das empresas nesses setores. Além disso, esse encontro oferece um ambiente propício para troca de experiências e aprendizados”, afirma Alexandre Braz, gerente do negócio de Óleos e Gorduras da Novozymes na América Latina.

O evento, que tem como objetivo ampliar a discussão sobre desafios e oportunidades da indústria de óleo vegetal e biocombustíveis no Brasil e demais países da América Latina, terá palestras seguidas de discussões que abordarão assim as perspectivas do mercado de óleos vegetais, soluções e maximização da produção.

O debate sobre o cenário econômico trará as perspectivas do mercado de óleos vegetais no Brasil. A palestra que abrirá as discussões sobre o tema será ministrada por Daniel Furlan Amaral. Ele é Diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da Associação Brasileira de Óleos Vegetais (ABIOVE). Em seguida, representantes de empresas da região debaterão os efeitos práticos do contexto e como isso afeta a tomada de decisões para os próximos anos.

As matérias-primas e as soluções para produção de óleo vegetal hidrotratado (HVO) e do combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) também serão tema de discussão no evento. Ele contará com duas palestras sobre o tema. Matérias-Primas Renováveis para HVO e SAF, será apresentada por Clayton Melo, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Argus Media. A experiência da Novozymes Estados Unidos no pré-tratamento de matérias-primas na produção de HVO, será mostrada por Renan Marangoni. O profissional é especialista em Tecnologia da Indústria Óleos e Gorduras da Novozymes. Ambos os combustíveis ganharam notoriedade nos últimos anos com a busca de alternativas renováveis.

Assuntos mais técnicos também serão abordados no encontro. Ismael Machado, gerente de produção na Bianchini, apresentará um case de sucesso sobre degomagem sequencial com enzimas. E também sobre os resultados que maximizam os ganhos na produção de óleo de soja. Um case da Bunge levantará a discussão sobre neutralização química assistida por enzimas em escala industrial. A palestra será ministrada por Claudinei Berti, gerente de Operações Industriais. Marília Matiolli, Diretora da Green Domus, apresentará um case sobre solução enzimática com Eversa e o aumento da elegibilidade no RenovaBio (para geração de CBIOS).

A sustentabilidade permeia todas as discussões do evento, sendo abordada tanto como um princípio orientador das perspectivas e tendências identificadas pelos especialistas participantes, assim como um resultado da implementação de tecnologias que otimizam o uso de recursos e energia.

A Novozymes, que é promotora do evento, é uma empresa dinamarquesa líder no segmento de biossoluções, como enzimas e microrganismos. A multinacional atua em 140 países e mais de 30 indústrias, entre elas o processamento de óleos vegetais com produtos e serviços para pré-tratamento de óleos vegetais para o biodiesel, na produção de biodiesel, na degomagem e refino de óleos, na produção de margarinas e gorduras e na oleoquímica.

Em conjunto, nos dias 4 e 5, acontecerá a 9ª edição do TECO Latin America. O evento reunirá importantes representantes da indústria de etanol de milho para apresentar e discutir as principais tendências do setor.

Cenário

O setor de óleos vegetais será responsável pelo processamento de 53 milhões de toneladas de soja em 2023, segundo a última estimativa da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Segundo a instituição, o setor de processamento de soja está experimentando portanto um aumento significativo na atividade. Isso se deve principalmente ao aumento na procura por farelo de soja e à crescente demanda por óleo de soja por parte das usinas de biodiesel. Essa demanda adicional pelo óleo de soja ocorreu após a confirmação pelo governo brasileiro de um aumento na mistura obrigatória de biodiesel, passando de 10% para 12% em abril.

Agenda do evento

  • Degomagem Sequencial com enzimas – Maximizando os ganhos na produção de óleo de soja – Ismael Machado, Gerente de produção na Bianchini.
  • Perspectivas do mercado de óleos vegetais no Brasil – Daniel Furlan Amaral, Diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da ABIOVE.
  • Matérias-primas Renováveis para HVO e SAF – Clayton Melo, VP Desenvolvimento de Negócios da Argus Media.
  • A experiência da Novozymes-US no pré-tratamento de matérias-primas na produção de HVO – Renan Marangoni,Especialista em Tecnologia da Indústria Óleos e Gorduras da Novozymes.
  • CNAE – Neutralização Química assistida por enzimas – experiência em escala industrial na Bunge – Claudinei Berti, Gerente de Operações Industriais.
  • Solução enzimática com Eversa – aumento da elegibilidade no RenovaBio (para geração de CBIOS) – Marília Matiolli, Diretora da Green Domus.

Encontro Novozymes de Óleos Vegetais (ENOV)

Data: 05 de outubro de 2023, das 8h às 18h

Local: Grand Hyatt São Paulo – Av. das Nações Unidas, 13.301 – Itaim Bibi, São Paulo (SP)

Leia também Biocombustíveis são uma vantagem competitiva do Brasil na transição energética

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias