Em parceria com gigantes do setor, Heineken facilita acesso à energia renovável para residências, bares e restaurantes

Em parceria com gigantes do setor, Heineken facilita acesso à energia renovável para residências, bares e restaurantes

Facilitar o acesso de pessoas e negócios à energia renovável, proporcionando assim descontos de até 20% na conta de luz para pessoas físicas, bares e restaurantes é o propósito do programa Heineken Energia Verde, parceria entre Heineken e as empresas de energia responsáveis por essa gestão: Grupo Ultragaz, Raízen Power e M.O.E (My Own Energy).

A iniciativa reforça o compromisso de alavancar o uso de fontes limpas de energia do Grupo Heineken, que tem a sustentabilidade como um de seus principais pilares. Desde o seu lançamento, o Programa já gerou 22 mil contratos, que são abastecidos por cerca de 140 mil placas solares, gerando assim uma economia de R$ 1,3 milhão para os seus clientes.

Iniciado em 2021, quando bares e restaurantes parceiros começaram a ter acesso a 100 MW de geração de energia solar e eólica, o projeto tem como meta alcançar 50% dos pontos de vendas, em 19 capitais, até 2030. A inscrição pode ser feita gratuitamente pela plataforma Heineken Energia Verde.

“A agenda ESG está dessa forma no centro da estratégia de negócio do Grupo Heineken. Nosso principal objetivo é alcançar a neutralidade de carbono em toda a cadeia de valor até 2040. Com isso, a companhia explora portanto diferentes parcerias para garantir processos mais sustentáveis. Desde a produção de matérias-primas, passando pela produção e distribuição e o resfriamento dos nossos produtos nos pontos de venda. Além de iniciativas para ampliação da circularidade das embalagens. O Programa Heineken Energia Verde é um dos exemplos disso. Ele permite que nossos clientes e consumidores participem assim da mudança de comportamento em prol de um futuro mais sustentável”, explica Ornella Vilardo, diretora de Sustentabilidade do Grupo Heineken.

A Ultragaz, empresa que atua com soluções em energia para negócios e domicílios tem como propósito usar a energia para mudar a vida das pessoas. Com o compromisso de oferecer serviços inovadores aos clientes, hoje atende mais de 11 milhões de famílias e 59 mil empresas. A empresa atua em 23 estados e no Distrito Federal. De acordo com Ricardo Colpo, Diretor de Energia da Ultragaz, os consumidores demandam cada vez mais por economia e um bom atendimento de energia. A Geração Distribuída é caminho para a abertura do mercado para os consumidores residenciais e estabelecimentos comerciais. “Empresas devem oferecer um portfólio completo de soluções seguras, limpas e sustentáveis. Por isso, programas como o Heineken Energia Verde são essenciais para levar as melhores opções para os consumidores. Além de ajudar a  impulsionar assim a transição energética vivida pelo país”, afirma Colpo.

“A Raízen Power é a marca dedicada a soluções de energia renovável da Raízen. Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável. Ela é protagonista em todos os setores em que atua e lidera a transição energética do País. A parceria com a Heineken só fortalece portanto essa missão de democratizar acesso à energia limpa com uma solução segura e simplificada. O setor elétrico brasileiro está se renovando e estamos preparados para atender todos os consumidores”, afirma Bruno Lopes, Diretor Comercial, Marketing e Inovação da Raízen Power.

A M.O.E. (My Own Energy) é uma empresa desenvolvedora e estruturadora de projetos de geração de energia por fontes renováveis. Em parceria com a Heineken, vai contribuir com a redução das emissões de carbono e democratizar o uso de energia renovável durante grandes eventos de música e cultura como Rock In Rio, Fórmula 1, MECA Inhotim e The Town. Essas ações deixam dessa forma uma grande contribuição na agenda de sustentabilidade da companhia. Além da neutralização de carbono durante os eventos, algumas usinas ficam como legado para as prefeituras e poderão assim gerar energia renovável por mais de 25 anos. São exemplos disso as usinas instaladas no Parque Olímpico (RJ) e no Autódromo de Interlagos (SP).

Como funciona?

Para se inscrever no programa, o consumidor precisa fazer o cadastro digital na plataforma, com CNPJ/CPF e uma foto ou cópia da conta de energia. A participação é gratuita. Para ter acesso ao benefício, é necessário que o usuário comprove o valor médio mensal de R$ 200 em sua conta de energia. Após a adesão ao programa, o prazo estimado para conversão e fornecimento de energia verde é de 120 dias.

Além de o programa ser isento de taxas, não há fidelização por parte do consumidor. Ele tem liberdade portanto  para desistir sem ônus do programa a qualquer momento. Ele já está disponível para moradores dos estados de Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e São Paulo (Interior e Litoral – CPFL Paulista), além do Distrito Federal. Para o restante do país, a Heineken projeta que o serviço esteja disponível até o final do ano. Até lá, é possível fazer um pré-cadastro no site do projeto.

Como a energia verde chega às residências e aos estabelecimentos

O desconto é possível graças a uma compensação energética feita pelas empresas de energia Grupo Ultragaz, Raízen Power e M.O.E (My Own Energy). Por meio de usinas de fontes renováveis como solar (sol), eólica (vento), biomassa (materiais orgânicos) e biogás (aterro urbano) é gerada uma carga de energia nos geradores. Ela é direcionada assim para a distribuidora local, responsável pela conexão com os endereços cadastrados no Programa. “Com isso, o uso dessas energias gera créditos energéticos revertidos em desconto na fatura do consumidor. Quando a concessionária distribuidora recebe uma energia de uma empresa geradora, ela reduz portanto a necessidade de obter energia de fontes tradicionais”, explica a executiva.

Energia verde no Grupo Heineken

Energia verde ou renovável é a energia limpa que tem como fontes recursos que não se esgotam ou que se regeneram na natureza, como água, vento, luz solar, biomassa e biogás gerado por estações de tratamento de efluentes. No Grupo Heineken, a energia renovável é responsável pelo funcionamento de todo o processo produtivo e de envase nas três fábricas dos produtos da marca, incluindo Heineken 0.0. São elas, as cervejarias de Araraquara (SP), Ponta Grossa (PR), Alagoinhas (BA) e, até o fim de 2023, em Jacareí (SP).

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