A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) planeja liberar este ano 4.790,48 megawatts (MW) para entrada em operação comercial. Apenas em janeiro, a fiscalização da Agência liberou 159,67MW para operação comercial, sendo 135,99MW (85% do total) em empreendimentos de geração eólica, 17,70MW (11%) em hídrica a partir de pequenas centrais hidrelétricas, e 5,98MW (4%) provindos de usinas termelétricas.
Foram liberados pela Aneel, em janeiro, novas unidades de geração em seis estados, quatro deles na região Nordeste. Destacaram-se o Ceará, com aproximadamente 54,6MW, e a Bahia, com 33,6MW.
Capacidade instalada
O Brasil inicia 2021 com 174.700,1MW de potência fiscalizada, de acordo com dados do Sistema de Informações de Geração da Aneel, o SIGA, atualizado diariamente com dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção. Desse total em operação, 74,81% das usinas são impulsionadas por fontes consideradas sustentáveis, com baixa emissão de gases do efeito estufa.
Outras informações sobre o acompanhamento da expansão da oferta de geração estão disponíveis em painéis interativos no endereço. Esses painéis, atualizados mensalmente, mostram a previsão para a entrada de novas unidades geradoras para os próximos anos.
Eles trazem ainda um histórico da expansão da geração desde a criação da Aneel (1997). Além dos painéis, a também está disponível base de dados com informações de previsão e acompanhamento de obras dos empreendimentos outorgados para construção.