Consórcio liderado pela ENEL X participa de sessão de assinatura do contrato da PPP de iluminação de Angra dos Reis

Consórcio liderado pela Enel X participa de sessão de assinatura do contrato da PPP de iluminação de Angra dos Reis

O consórcio Luz de Angra, formado também pelas empresas Selt Engenharia e Mobit, assinou o contrato, em Angra dos Reis, do primeiro sistema de iluminação pública operado pela Enel X no Brasil

A Enel X Brasil, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais, participou da cerimônia de assinatura de contrato no dia 29 de outubro para administrar o parque de iluminação do município de Angra dos Reis, localizado no Rio de Janeiro.

A companhia, juntamente com as empresas Selt Engenharia e Mobit, será responsável por modernizar e gerenciar o sistema de iluminação pública de Angra dos Reis durante o período de 15 anos. Este é o primeiro projeto de parceria público-privada (PPP) que a companhia operará no País, alinhado à estratégia da Enel X de investir em iluminação pública no Brasil com tecnologia e eficiência.

O investimento no projeto é de aproximadamente R$22 milhões, conforme o valor previsto no edital. A Enel X modernizará cerca de 20 mil pontos de iluminação usando LED na cidade, incluindo cerca de 2 mil luminárias telecomandadas.

A empresa também implantará um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por telefone, internet e aplicativo de celular, e fará a modernização da iluminação arquitetural em monumentos estratégicos, como a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, Capela Senhor do Bonfim e Casa de Cultura Larangeiras, com base na experiência de mais de 1.500 projetos de iluminação realizados pela Enel X na Itália.

“No Brasil, muitos sistemas de iluminação pública urbana ainda dependem de iluminação tradicional que usam fontes de luz obsoletas e ineficientes. Eles têm diferentes impactos negativos, como baixa qualidade e mais poluição luminosa, interrupções frequentes e níveis de consumo muito alto. Permitiremos à administração pública de Angra dos Reis transformar a infraestrutura de iluminação em um ativo valioso que tornará as áreas urbanas mais acessíveis e garantirá que a própria cidade seja mais segura, moderna, eficiente e atraente. O acordo é um marco para a Enel X no Brasil, alinhado à estratégia global de e-City de promover novas soluções para cidades: iluminação pública, cidades inteligentes, eficiência energética e transporte público”, afirma Francisco Scroffa, presidente da Enel X no Brasil.

Tecnologias avançadas no mercado de iluminação pública

A Enel X é o principal competidor no segmento de iluminação pública e responde por cerca de 2,8 milhões de pontos de luz no mercado global. A empresa planeja crescer neste mercado no País, utilizando tecnologias que permitem, além de ganhos de eficiência energética, menos falhas frequentes e trazem aumento da sensação de segurança graças a ambientes mais iluminados e valorizados.

Toda a operação é gerenciada por meio de uma plataforma e aplicativos integrados, a fim de trazer uma grande vantagem competitiva. O monitoramento em tempo real permite programar manutenção preventiva ou corretiva em casos de falha, otimizando rotas e oferecendo informações ao município paralelamente ao monitoramento da operação.

Também é possível criar cenários específicos para programar a redução da iluminação ou desligar um circuito com segurança para determinados eventos, além de aumentar a vida útil dos componentes por dimerização (redução dos fluxos luminosos) em casos de pouca movimentação ou por meio de horários programados.

Leia também Lâmpadas a vapor de mercúrio e de luz mista deixarão de ser importadas

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias