Crianças projetam parquinho que produz energia elétrica

Crianças projetam parquinho que produz energia elétrica

As crianças têm energia de sobra para brincar e correr. E se essa energia servisse como fonte sustentável para abastecer aparelhos eletrônicos? Com essa pergunta em mente, um grupo de estudantes do Marista Idiomas do Colégio Marista São Luis elaborou assim um projeto de um parquinho sustentável. Os cálculos indicam que cerca de uma hora de brincadeiras em balanços, gangorras, bicicletas e carrosséis podem manter cerca de 400 lâmpadas de led por uma hora.

O grupo, composto por Joana Biron, Lucas Gabriel Siqueira Castaldo, e Natalia Tomaselli, ganhou a primeira colocação no Fish Tank; prêmio de empreendedorismo do Marista Brasil. Eles competiram com equipes de colégios em diversos estados brasileiros, com projetos focados na resolução de problemas comuns na vida dos usuários. O objetivo do projeto, chamado de “Play Clean”, é levar energia limpa e sustentável, assim como, confiável a todos.

Para o coordenador de Internacionalização do Colégio Marista São Luís, Mikael Avner Costa, a conquista é motivo de muito orgulho para todo o colégio. “Mais do que aprender inglês, os estudantes utilizam o idioma como meio para explorar e assim conhecer o mundo. Criar um projeto inovador com foco em sustentabilidade, em inglês, é a melhor mostra de que estamos dessa forma alcançando nossos objetivos com os alunos”, afirma.

A equipe composta por Sofia Heinzen, Eduardo Geffert, Luiz Felipe e João Victor Bronze também se destacou no concurso, ficando assim com a segunda posição. Com o projeto P.E.T, um app para oferecer cuidados essenciais a pets, os estudantes propõem uma plataforma única para produtos, assim como cuidados e informações a respeito da saúde de cães, gatos e outros animais domésticos.

Fish Tank                                                   

O programa acontece desde 2019 e é inspirado no reality show Shark Tank, em que empreendedores competem para conseguir investimento de empresários de sucesso para seus negócios. Na versão escolar, crianças de 11 a 17 anos desenvolvem e apresentam projetos em inglês, que são avaliados por um grupo de jurados.

Leia sobre outras iniciativas que geram eficiência energética

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias