Carrefour prevê economia de energia suficiente para abastecer 30 mil casas com gestão inteligente do NEO Estech

Carrefour prevê economia de energia suficiente para abastecer 30 mil casas com gestão inteligente do NEO Estech

A partir da adoção de novas tecnologias de monitoramento e análise de dados, o Grupo Carrefour Brasil projeta uma economia de energia elétrica equivalente ao consumo de 30 mil residências com quatro pessoas. A previsão vem da adoção, em quase 100% das lojas, da plataforma desenvolvida pelo NEO Estech, startup brasileira de inteligência de dados, aplicada à redução de custos operacionais e gestão de equipamentos.

O impacto energético é particularmente importante para o varejo alimentar. Um estudo da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) indica que a energia elétrica representa de 30% a 50% do custo operacional de um supermercado, equivalente a cerca de 1,5% até 3,5% do faturamento. Além do impacto financeiro, o alto consumo energético também afeta diretamente as metas ESG das companhias, muitas vezes sendo assim a maior dificuldade na busca por mais sustentabilidade no setor.

O NEO Estech chamou a atenção de grandes players do mercado por atacar esta brecha: as soluções oferecidas prometem causar uma economia de até 15% na conta de luz e energia sem investimentos, além da redução em custos de manutenção e antecipação de falhas em equipamentos. Os resultados da parceria com o Carrefour mostram a todo o mercado que é possível aumentar a eficiência e se tornar mais sustentável ao mesmo tempo.

“A plataforma nos dá segurança para operar em um ambiente extremamente complexo”, conta Marcelo Poli, Diretor de Manutenção e Construção do Grupo Carrefour Property Brasil. “No âmbito do frio alimentar, em particular, a quantidade de variáveis é imensa. Seria impossível garantir o funcionamento pleno mesmo com um exército de técnicos em refrigeração. Por isso uma tecnologia própria para isso é tão importante”.

Como qualquer inteligência artificial, a solução do NEO Estech só funciona a partir de dados, o que casou perfeitamente com uma das maiores redes de supermercados do mundo.

“Conseguimos analisar um alto volume de dados vindos das milhares de equipamentos por todo o país, o que resultou em uma solução personalizada e altamente eficiente”, comenta Sami Diba, fundador do NEO Estech. Ele explica que a tecnologia aplicada é focada no monitoramento de refrigeração, energia, água e outros ativos, enquanto a análise pode reconhecer e notificar sobre desvios de equipamentos, portas esquecidas entreabertas, luzes acesas, entre outros desperdícios. O algoritmo também promete antecipar falhas até 72 horas antes que elas impactem a operação, o que evita tanto a perda de vendas, desperdício de alimentos e permite tempo e planejamento de atuação.

A jornada do Carrefour tem aproveitado todos esses benefícios e, este ano, iniciou um projeto piloto para incluir assim o monitoramento do uso da água. No que diz respeito à energia em si, a projeção de economia é o equivalente ao gasto energético de 30 mil casas com quatro pessoas.

“O impacto é importante para as metas de sustentabilidade do Carrefour, o alinhamento aos objetivos do Acordo de Paris e o posicionamento do Carrefour como uma das empresas com o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3”, afirma Marcelo.

Sami ressalta que o varejo alimentar depende do bom funcionamento de equipamentos 24 horas por dia, e qualquer ganho ambiental e de eficiência deve ser absorvido. “Toda vez que uma loja reduz seu consumo, ela está reduzindo também sua emissão de CO₂. Ou seja, é possível transformar a gestão de energia em impacto ambiental direto e ainda gastar menos com contas e com manutenção. Para não falar que máquinas sem falhas garantem o bom estado dos alimentos e, portanto, a satisfação do público. Cada porcentagem de economia é uma vitória”, conclui.

Leia também Schneider Electric anuncia funcionalidade de gestão de energia residencial com inteligência artificial
Visited 1 times, 1 visit(s) today

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias