Brasil é palco da Conferência Internacional de Tecnologia das Energias Renováveis

Brasil é palco da Conferência Internacional de Tecnologia das Energias Renováveis

A busca por fontes de energia limpa e sustentável ganha cada vez mais importância diante da emergência climática. Enquanto a média no mundo é de apenas 15%, o Brasil se destaca com 48,5% de sua matriz composta por fontes renováveis, além de contribuir para transição energética mundial com o desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o Brasil será palco da Conferência Internacional de Tecnologia das Energias Renováveis (CITER), entre os dias 3 e 5 de junho, em Teresina-PI.

Com o tema central “As Tecnologias das Energias Renováveis e a contribuição do hidrogênio verde na transição energética global, justa e sustentável”, o evento vai reunir representantes do setor privado, público, organismos internacionais, acadêmicos, assim como da sociedade civil. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site da conferência www.citer.com.br.

“O Piauí tem plenas de condições de estar na vanguarda. Não tenho dúvidas que Teresina será a capital do futuro. Eventos como a CITER corroboram com tudo que estamos construindo. A vocação do Piauí para a transição energética é mais do que óbvia. Temos que trazer isso para a realidade para a transformar assim a vida do nosso povo”, destaca Rafael Fonteles, governador do Piauí.

“Será o maior evento relacionado a energias renováveis, hidrogênio verde e meio ambiente que ocorrerá no Piauí. Ele contará com a presença de diversos agentes e representantes de todo o país e do exterior. Será um evento de importantes discussões sobre o tema e sobre as grandes oportunidades que o Piauí tem nessas áreas específicas”, enfatiza o vice-presidente de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde da Investe Piauí, Ricardo Castelo.

A CITER reunirá 180 palestrantes de diversos países, em 45 painéis. A conferência é correalizada pelo Governo do Estado do Piauí, pela a Investe Piauí, pelo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD/ONU, pelo Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente – ICIMA, pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, pelo Instituto Federal do Piauí – IFPI, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/ Piauí – IPHAN-PI, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI, pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí – ETIPI e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí – SEBRAE-PI. Este será o maior evento de energias renováveis no Brasil em 2024.

Além disso, a CITER desenvolveu um Plano de Sustentabilidade, onde todas as atividades estarão em conformidade com o uso racional dos recursos, descarte adequado dos resíduos sólidos e orgânicos e a adoção de medidas de carbono neutro.

De acordo com Ana Paula Rodrigues, presidente do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (ICIMA) e uma das idealizadoras do evento, essa é uma oportunidade de debater sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e as metas do Acordo de Paris. “Hoje, no cenário mundial, a busca por fontes de energia limpa e sustentável é de suma importância para a vida de todos. Por isso, a CITER tem como objetivo promover diálogos entre os setores da sociedade e fomentar o compartilhamento de conhecimentos sobre as mais recentes tecnologias e inovações. Com ênfase especial no papel do hidrogênio verde na transição energética global”, destaca a especialista.

Ela complementa: “A CITER é grandiosa em vários aspectos. Serão 45 painéis que contarão com a presença de palestrantes e personalidades do mundo inteiro para enriquecer o debate. Vamos ter essa liberdade de ir além das fronteiras do Brasil, a fim de promover a conscientização global sobre a importância das energias renováveis, uma solução viável para necessidade de enfrentamento das mudanças climáticas”.

O Representante Residente do PNUD no Brasil, Claudio Providas, reforça a grandiosidade que a CITER representa. Ele destaca principalmente as discussões sobre as mais recentes tecnologias e inovações. Um exemplo é a ênfase especial no papel do hidrogênio verde na transição energética global. “O Piauí está tomando uma liderança muito importante com esta conferência. O hidrogênio verde se apresenta no mundo inteiro como uma promessa de recurso muito mais sustentável e que pode gerar empregos. Todo o nosso apoio para garantir que esta conferência, que é a primeira, seja um êxito mundial. Nosso desejo é que ela traga resultados para todas as instituições que estarão presentes e para toda a população do estado do Piauí”, observa Providas.

Programação

Durante os três dias de evento, mesas de diálogos com especialistas nacionais e internacionais vão abordar temas como hidrogênio verde; energia solar, eólica, biomassa e das marés; transição energética; integração de sistemas energéticos; regulamentação das energias renováveis; políticas públicas e incentivos; popularização da ciência; mudanças climáticas; e os ODS da Agenda 2030 da ONU.

Feira de Negócios e atividades culturais

Com uma programação abrangente e diversificada, a CITER terá Painéis Simultâneos de Diálogos, Feira de Negócios de Tecnologias das Energias Renováveis, espaços específicos para networking, atividades de popularização da ciência e de educação ambiental, atividades culturais e intervenção urbana, além de visitas técnicas nas empresas do setor de energias renováveis.

Conferência Internacional de Tecnologia das Energias Renováveis

Data: 03 a 05 de junho de 2024

Horário: 09h às 18h

Local: Centro de Convenções de Teresina-PI

Inscrições: www.citer.com.br

O evento é gratuito

Leia também Porto Itapoã recebe certificação internacional por uso de energias renováveis

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias