O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, recebe até o dia 16 de novembro a exposição “Transição Energética – Energizando o Amanhã”, promovida pelo Consulado Geral da Alemanha em São Paulo.
Organizada pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, a mostra itinerante passou por cidades como Rio de Janeiro e Brasília. Seu objetivo é conscientizar sobre a importância de transformar o fornecimento de energia para proteger o clima e conservar os recursos naturais.
Os visitantes são convidados a explorar o cenário dinâmico da transição energética global e conhecer a importância de um processo sustentável e socialmente justo. A experiência acontece em cinco cubos interativos, cada um abordando aspectos essenciais do debate em torno da transição energética, a partir das perspectivas da sociedade, dos governos, do setor privado e da comunidade científica e acadêmica.
A exposição é dividida em três blocos temáticos: a mudança da matriz energética; a Mobilidade eficiente; e a Transição energética: um desafio global. Cada um dos blocos convida os visitantes a debater os pilares sociais, governamentais, econômicos e científicos que devem nortear uma transição energética justa, capaz de beneficiar todos esses setores.
A transição energética é hoje uma prioridade política internacional. Reduzir o uso de combustíveis fósseis, ampliar as fontes renováveis e cortar emissões de gases de efeito estufa constituem medidas essenciais para conter as mudanças climáticas, proteger o meio ambiente e garantir a segurança energética.
Este movimento está em linha com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 (ODS 7) da ONU. Ele prevê energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos. Reestruturar o fornecimento de energia para proteger o clima e preservar recursos representa um dos maiores desafios globais, tema debatido em conferências internacionais como o Acordo de Paris, firmado em 2015, e a COP30, que ocorrerá no próximo mês em Belém, no Pará. A chamada transição energética global tornou-se um campo estratégico para a política externa e a diplomacia, exigindo cooperação entre países, diálogo informado e engajamento social.
Nesse contexto, a exposição itinerante internacional “Transição Energética – Energizando o Amanhã” visa apresentar os múltiplos aspectos, desafios e oportunidades desse processo. Ela mostra que se trata de uma transformação de longo alcance, baseada em inovação, compromisso e cooperação internacional.
O Museu Catavento
Inaugurado em 2009 e localizado no histórico Palácio das Indústrias, o Museu Catavento é o museu de ciências mais visitado da capital paulista. Administrado pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional, o espaço reúne mais de 200 instalações interativas. Elas são divididas em quatro áreas temáticas – Universo, Vida, Engenho e Sociedade – ocupando mais de 12 mil m². Reconhecido por unir conhecimento e diversão, já recebeu mais de 7,8 milhões de visitantes desde sua abertura. Somente em 2024, foram 805 mil pessoas. Em 16 anos de atuação, consolidou-se como referência em cultura, ciência e tecnologia, cumprindo sua missão de estimular a curiosidade e o aprendizado para públicos de todas as idades.
O Consulado Geral da Alemanha em São Paulo
O Consulado Geral da Alemanha em São Paulo é uma das representações oficiais do país no Brasil. Sua jurisdição é sobre os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Tem como objetivo promover a parceria entre a Alemanha e o Brasil, apoiando a comunidade alemã e os brasileiros interessados em viver, estudar ou trabalhar na Alemanha. Além de atuar em questões de cooperação política e cultura.
Transição Energética – Energizando o Amanhã
Local: Museu Catavento
Período: de 24/10/2025 a 12/11/2025.
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h).
Entrada: R$ 18 (inteira) e R$ 9 (meia-entrada) | Entrada gratuita às terças-feiras; primeiro domingo do mês (patrocínio Shell) e segunda quarta-feira do mês (patrocínio Toyota)
Endereço: Av. Mercúrio, s/n – Pq. Dom Pedro II, Centro, São Paulo – SP


 
											


