Jovens profissionais e pesquisadores brasileiros têm pouco mais de uma semana para garantir sua participação na primeira edição do Open Brazil Power (OBP), uma iniciativa educacional pioneira da Enel Foundation e da Sustainable Energy for All (SEforALL). As inscrições para o programa, que visa capacitar os futuros líderes da transição energética no país, se encerram no dia 31 de agosto. Esta é a última oportunidade para se inscrever no processo seletivo, que escolherá 30 participantes para uma formação de alto nível com especialistas do Brasil e da Europa.
A Enel Foundation reforça o chamado para que talentos interessados no futuro da energia limpa aproveitem esta chance. O programa é totalmente gratuito e foi desenhado para fortalecer a capacidade local e formar uma nova geração de líderes qualificados para promover mudanças sustentáveis, com um firme compromisso com a igualdade de gênero. Pelo menos 50% das vagas serão destinadas a mulheres.
Como se inscrever – prazo final em 31 de agosto
Os interessados para a turma de 2025 devem se apressar para concluir a inscrição até o final do mês. Os candidatos elegíveis precisam atender aos seguintes critérios:
- Ser cidadãos brasileiros com idade entre 24 e 35 anos.
- Possuir mestrado, MBA ou doutorado (ao menos um dos diplomas obtidos em universidade brasileira).
- Demonstrar interesse profissional no setor elétrico.
- Ter proficiência em inglês (nível C1 do CEFR).
- Comprometer-se com a promoção da igualdade de gênero e da sustentabilidade.
Mais detalhes sobre o processo de inscrição estão disponíveis no site da Enel Foundation.
Formação de excelência para líderes do futuro
Inspirado no bem-sucedido programa Open Africa Power, o Open Brazil Power oferecerá uma formação holística dividida em duas fases:
- Módulo Brasileiro (on-line – 15/set a 06/out 2025): em parceria com o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL), da UFRJ, abordará temas como o papel da energia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), inovações em hidrogênio e armazenamento e a evolução dos mercados de carbono no Brasil.
- Módulo Italiano (on-line – 4º trimestre de 2025): os participantes de melhor desempenho avançarão para um curso de oito semanas com instituições de excelência como o Politecnico di Torino, Politecnico di Milano e a Escola de Administração SDA Bocconi.
“O Brasil possui um potencial extraordinário para liderar a transição energética da América Latina. Com o Open Brazil Power, estamos investindo no maior ativo do país: seu povo”, afirmou Giulia Genuardi, diretora executiva da Enel Foundation.
“A iniciativa Open Brazil Power é mais do que uma experiência de aprendizado. É um investimento no capital humano do Brasil e no desenvolvimento equitativo de um sistema energético resiliente e limpo”, destacou o prof. Nivalde de Castro, diretor do GESEL.