Edificações do futuro a sustentabilidade e o mapeamento de tecnologias de ponta serão destaque no CEFX
Juliana Ulian, CEO da GHM Solutions, organizadora do CEFX

Edificações do futuro: a sustentabilidade e o mapeamento de tecnologias de ponta serão destaque no CEFX

O Congresso de Edificações do Futuro e Expo (CEFX), promovido pela GHM Solutions em parceria com o Instituto de Engenharia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), apresentará as últimas tendências das edificações inteligentes e sustentáveis, como IoT, IA e gêmeos digitais, num olhar de 360o, o qual abrange, ainda, as políticas públicas envolvidas, as certificações necessárias e as aplicações de controle. O evento, que contará com uma exposição em paralelo, acontecerá no dia 3 de dezembro, no Auditório Principal do IEE-USP, em São Paulo.

“O CEFX se dará num momento de pós-COP 30, no qual os edifícios sustentáveis e inteligentes passam a ser vistos como cruciaisà transição energética. A automação da iluminação, assim como a eficiência energética de equipamentos em edificações, ganham o status de urgência, em particular no Brasil. No país, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), as residenciais e os serviços consumiram 16,1% da eletricidade ofertada em 2024”, afirma Juliana Ulian, CEO da GHM Solutions, organizadora do evento.

A CEOreforça que a conta do consumo de eletricidade é ainda maior quando as edificações públicas são acrescentadas na equação: se forem somados tanto as residências, os prédios de serviços e os públicos, esse conjunto é responsável por 50% do insumo consumido nacionalmente, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME). “Estamos correndo contra o tempo. O país precisa de edificações verdadeiramente inteligentes, eficientes e sustentáveis”, afirma. “Elas são ativosque contribuem para evitar o consumo desnecessário de energia”, complementa.

Lançamento de relatório setorial

Durante o CEFX, a GHM Solutions lançará o estudoGreen &SmartBuildings: contribuições da automação predial e da iluminação inteligente. O documentodetalharáas últimas tecnologias, os desafios do momento e apontaráparasoluções sob medida àsedificações do futuro, tendo em vistaambientes mais eficientes, conectados e alinhados com a sustentabilidade.

“Queremos indicar possíveis soluções para superar o gap de tecnologiapara as edificações que ainda há, hoje, no mercado. OCEFX, portanto, focará em como a automação e a iluminação podem atuar no papel de porta de entrada para o que chamamos deinteligência predial”, afirma a executiva. “Ambas podem se integrar a dispositivos IoT, o que contribui para a obtenção de certificações. Também falaremos, claro, sobre como tudo isso se alinha com as políticas públicas de sustentabilidade”, resume Juliana.

Programação e público

O congresso terá uma programação de um dia inteiro e é direcionado a engenheiros (elétricos, civis, de automação), arquitetos, designers de iluminação, instaladores, integradores de sistemas, construtoras, incorporadoras, startups com soluções voltadas ao setor, fabricantes de produtos de iluminação e sistemas de controle, empresas de conservação de energia (ESCOs), equipes técnicas de concessionárias de rodovias, gestores de facilities, síndicos, pesquisadores, acadêmicos e representantes governamentais.

Presenças confirmadas

Já confirmaram a presença, entre os painelistas, os seguintes nomes:

Deputado Arnaldo Jardim, autor do Programa de Aceleração da Transição Energética (Lei nº 15.103/2025), que instituiu uma política pública voltada ao desenvolvimento sustentável; Claudio Violato, presidente Fórum Brasileiro de IoT; Gustavo Reis, vice-presidente da Associação Paulista de Municípios (APM); Myrthes Marcele Farias dos Santos, representante do Programa Nacional de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia (Procel/ENBPar /MME); Juliana Ulian, CEO da GHM Solutions, do Portal Ecogatewaye do CEFX; Roberto Donato da Silva Júnior, assessor docente do gabinete do reitor da Unicamp; Lucia Abadia, representando a Associação Mulheres da Energia e o Congresso Mulheres da Energia; Marco Martins Poli, diretor executivo da Associação Brasileira da Industria da Iluminação (Abilux); Tercio Ambrizzi, diretor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP); e Paulo José Spaccaquerche, presidente da Associação Brasileira da Internet das Coisas (ABINC), para analisar os tópicos referentes a IA, IoT e Gêmeos Digitais.

Confira abaixo os principais temas que o CEFX debaterá:

  • Políticas públicas e regulamentação: o impacto das políticas e normas nos prédios inteligentes e eficientes energeticamente, públicos ou privados
  • Certificações de edifícios: LEED, AQUA, EDGE e outras certificações para edificações sustentáveis.
  • Automação predial e Sistemas de Gestão de Energia: tecnologias e integração de sistemas para gestão eficiente de edifícios.
  • Iluminação Inteligente: o papel da iluminação e controles como porta para a inteligência e conectividade.
  • Eficiência energética: estratégias e tecnologias para otimização do consumo em edificações.
  • Casos de sucesso: exemplos práticos e resultados comprovados de projetos inovadores no Brasil.
  • Tecnologias emergentes: IoT, IA, gêmeos digitais, BIM, entre outros

Para mais informações, acesse aqui.

Leia também Energia limpa e inovação urbana
Visited 18 times, 3 visit(s) today

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias