Mais de 45 mil toneladas de baterias foram movimentadas por empresas irregulares em 2024

Mais de 45 mil toneladas de baterias foram movimentadas por empresas irregulares em 2024

Mesmo com avanços na logística reversa, a presença de empresas irregulares na cadeia de baterias chumbo-ácido segue alarmante. O aviso é da Associação Brasileira de Baterias Automotivas e Industriais (ABRABAT), que reúne os principais fabricantes de baterias do Brasil,  e aponta graves riscos ao meio ambiente, à saúde pública e ao consumidor.

O Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (IBER) levantou que, em 2024, companhias sem autorização legal movimentaram mais de 45 mil toneladas de baterias. Desse total, 83% concentraram-se no Paraná e em São Paulo, onde identificaram CNPJs de 79 fabricantes atuando na ilegalidade.

“O alto volume de movimentação irregular evidencia a urgência de fortalecer fiscalização, controle e responsabilização em toda a cadeia produtiva, garantindo o cumprimento das normas federais, estaduais e setoriais”, afirma Alex Pacheco, presidente da ABRABAT.

Logística reversa e participação dos estados

O IBER, entidade gestora independente e sem fins econômicos responsável pela implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no setor, já firmou Termos de Compromisso (TCs) com 12 estados, cobrindo 44% do território nacional. Porém, a efetividade ainda é limitada, sobretudo nos dois estados que lideram os casos de informalidade.

As denúncias recebidas pelos canais do Instituto resultaram na interdição de quatro empresas e na abertura de investigações contra outras 18. Em paralelo, o sistema do IBER mapeou mais de 121 mil pontos de coleta em 2024, mas apenas 486 estão formalmente integrados à logística reversa. O número representa apenas 0,4% do total.

De acordo com a Lei nº 12.305/2010 e o Decreto nº 11.413/2023, toda a cadeia produtiva é responsável pela destinação correta das baterias inservíveis. Os responsáveis devem reportar ao Ministério do Meio Ambiente as informações sobre produção, comercialização, coleta e reciclagem, assegurando transparência e prevenindo riscos ambientais.

Resultados e desafios

Somente em 2024, os fabricantes associados ao IBER foram responsáveis por 88% da coleta de baterias no mercado nacional. Eles movimentaram de forma regular 190 mil toneladas. O desempenho superou as metas estabelecidas no acordo setorial, com 103% do recolhimento previsto e 101% da destinação adequada.

“O IBER é hoje a única entidade gestora com expertise consolidada e uma plataforma inteligente para toda a cadeia de reciclagem de baterias chumbo-ácido, promovendo a evolução da logística reversa com foco em proteção ambiental e conformidade legal”, destaca Amanda Queiroz, presidente da entidade.

Ela lembra, no entanto, que os comerciantes varejistas associados representam apenas 0,07% do mercado, o que revela baixo nível de conhecimento sobre logística reversa e a necessidade de ampliar a conscientização nesse segmento.

Para Alex Pacheco, da ABRABAT, os números demonstram a solidez do sistema coordenado pelo IBER e o comprometimento de seus membros. “O instituto tem papel central na consolidação da economia circular do setor. Ele assegura que as baterias descartadas retornem à cadeia produtiva com eficiência, segurança e rastreabilidade”, afirma.

Canais para denúncias

No IBER, é possível denunciar casos de movimentação e destinação irregular de baterias chumbo-ácido; transporte de resíduos perigosos sem licença; armazenamento inadequado de baterias de chumbo-ácido inservíveis; atuação de empresas sem licenciamento ambiental; falta de comprovação legal dos sistemas de logística reversa e outros atos que coloquem em risco o meio ambiente ou a integridade do sistema.

Ainda é possível fazer denúncias por meio da Associação Brasileira pela Qualidade de Baterias (Qualibat). A entidade, técnica e independente, é responsável por fiscalizar e certificar a qualidade das baterias comercializadas no Brasil. A Qualibat orienta os consumidores a comparar valores em diferentes estabelecimentos e desconfiar de ofertas muito abaixo dos preços normalmente encontrados.

Os cidadãos podem encaminhar as denúncias para os canais oficiais: Canal do IBER (www.iberbrasil.org.br/canal-de-denuncias) ou na Associação Brasileira pela Qualidade de Baterias (Qualibat) pelo e-mail [email protected].

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