Transição energética justa e a nova economia no centro das discussões

Transição energética justa e a nova economia no centro das discussões

No próximo dia 2 de outubro, São Paulo recebe o Encontro Impactos Positivos 2025. O evento marca a grande final do Prêmio Impactos Positivos e que se consolida como um espaço de diálogo, discussões e aprendizado coletivo e protagonismo no ecossistema de impacto socioambiental brasileiro.

Com o tema “Transição Energética Justa – Descarbonização com Humanização”, o encontro reunirá empreendedores de impacto, lideranças comunitárias, investidores, executivos, pesquisadores e ativistas. Eles irão debater os rumos de uma economia mais inclusiva, regenerativa e sustentável.

Às vésperas da COP30, em Belém, o evento lança um convite urgente. Como garantir que a necessária transição energética global seja também um processo justo, capaz de corrigir desigualdades históricas e ampliar oportunidades em todos os territórios?

Destaques da programação

Painel 1 – Justiça Climática: Quem paga a conta da crise? Com moderação de Dra. Gisele Batista e participação de Giselle Vianna (MDIC/Enimpacto), o painel discutirá os impactos desiguais da emergência climática e vamos ouvir quem está tentando levar mais justiça social e econômica por meio dos negócios e empreendedorismo.

Painel 2 – Novas Tecnologias: Inovação a serviço da regeneração Moderado por Ale Uehara (conselheiro da plataforma Impactos Positivos), o painel recebe Igor Neuro (FIAP), Queit Zunino e Erika Chou. O debate mostra como tecnologias verdes, inteligência artificial, blockchain e soluções baseadas na natureza podem ser aliadas na regeneração ambiental e social. Desde que acessíveis, éticas e inclusivas.

PIP Talks – Histórias que inspiram – Vinícius Rojo (Go Mama), Bruno Camargo (XiCa Advogados) e Renato Rebelo (Idesam), trazendo cases reais de negócios que estão redesenhando a nova economia, da sociobioeconomia amazônica à alimentação sustentável.

Painel 3 – Impacto Social: Comunidades como protagonistas.  Moderado por Eduardo Nunes (conselheiro da plataforma Impactos Positivos), com participação de Luis Fernando Guggenberger (Instituto Ultra), Lilian Natal (Rede Mulher Empreendedora) e Adriana Alves (Executiva e autora do ‘Manual da Empresa Antirracista’), o painel destaca experiências lideradas por mulheres, juventudes, povos tradicionais e periferias urbanas, mostrando como saúde, educação, geração de renda e justiça social caminham lado a lado com a nova economia.

Painel 4 – O poder das grandes corporações: Responsabilidade ou oportunidade? Moderado por Roberta Coutinho (conselheira da plataforma Impactos Positivos), com nomes como Carolina da Costa (Stone Co.) e Rogério Saab (Caixa), o painel discute os limites e as possibilidades das empresas no avanço da transição energética justa. O debate questiona: o ESG corporativo é narrativa ou ação?

Anúncio dos vencedores do Prêmio Impactos Positivos 2025

Serão revelados os vencedores nas categorias Dinamizadores, Ideação, Operação e Tração – iniciativas que mostram a diversidade e a força dos negócios de impacto em todas as regiões do Brasil.

Mais que um evento: um chamado à ação

O Encontro Impactos Positivos 2025 reafirma a convicção de que uma economia de baixo carbono só é possível se vier acompanhada de justiça social e inclusão. A inovação não tem valor se não for acessível, e o crescimento não faz sentido se não regenerar.

“Estamos a poucas semanas da COP30 e este encontro mostra que o Brasil pode liderar esse processo. Não só pela sua biodiversidade, mas também pela capacidade de conectar impacto social e inovação climática. A transição energética só será legítima se for também justa e humana”, destaca Gisele Abrahão, idealizadora da Plataforma Impactos Positivos.

Encontro Impactos Positivos 2025

Data: 2 de outubro de 2025

Horário: 13h30 às 19h

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Impactos Positivos no Youtube

Saiba mais em: Encontro Impactos Positivos edição 2025

Leia também É preciso priorizar a flexibilidade do sistema nacional de energia e a transição energética, aponta IEMA
Visited 13 times, 1 visit(s) today

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias