BESS impulsiona o setor elétrico demanda por armazenamento dispara 89% no Brasil

BESS impulsiona o setor elétrico: demanda por armazenamento dispara 89% no Brasil

O mercado de armazenamento de energia no Brasil vive um novo ciclo. Segundo dados da consultoria Greener, a demanda por sistemas BESS (Battery Energy Storage Systems) cresceu 89% em 2024 e deve movimentar R$ 22,5 bilhões até 2030. Atualmente, o país acumula 685 MWh de capacidade instalada, sendo que 70% dos sistemas atendem a áreas isoladas.

A busca por confiabilidade energética é, hoje, o principal motor dessa expansão. Interrupções no fornecimento e prejuízos operacionais têm levado grandes consumidores, como data centers, hospitais, indústrias e aeroportos, a investir em armazenamento para garantir operação contínua e reduzir custos com geradores a diesel.

Essa expansão ocorre no momento em que a geração solar distribuída perde fôlego, levando empresas que antes focavam exclusivamente em investimentos nesse setor a direcionar recursos para soluções de armazenamento. Nesse contexto, os sistemas BESS ganham papel central na transição energética, equilibrando oferta e demanda, estabilizando a rede e permitindo maior integração de fontes renováveis intermitentes.

“O armazenamento deixou de ser apenas um complemento da geração solar e passou a ser uma necessidade estratégica para garantir estabilidade, eficiência, assim como resiliência no fornecimento de energia”, afirma Vinícius Dias, CEO do Grupo Setta.

Com mais de 29 anos de atuação em engenharia elétrica, o Grupo Setta vem investindo no desenvolvimento e aplicação de sistemas BESS para atender tanto o mercado comercial e industrial (C&I), quanto o de alta capacidade (utility scale). As soluções incluem automação e digitalização, permitindo portanto monitoramento e controle remoto para resposta rápida a variações na rede.

“O Brasil vive um momento-chave para destravar investimentos em armazenamento. É preciso avançar na regulação e na integração com o sistema elétrico para aproveitar todo o potencial dos BESS e consolidar um mercado competitivo e sustentável”, conclui Dias.

Leia mais notícias sobre o setor de armazenamento de energia
Visited 25 times, 2 visit(s) today

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias