Entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, a cidade de Belém, no Pará, sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Conferência das Partes). O evento contará com líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil. Faltando seis meses para a COP 30, as melhorias realizadas na capital paraense estão em ritmo acelerado.
A obra do Viaduto de Ananindeua, na Grande Belém, recebeu um novo sistema de iluminação em LED em sua infraestrutura elétrica. Ele foi entregue à população no início de maio. O projeto de eficiência energética foi executado pela Engel Engenharia Eficiente, empresa associada à Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco).
Processo
De acordo com o engenheiro técnico responsável, Nelson Simas, a obra do sistema de iluminação em LED e na infraestrutura elétrica durou seis meses, sendo que foram vencidos alguns desafios, como a proximidade da linha de transmissão de 230 quilovolts, vinda diretamente da Hidroelétrica de Tucuruí, que passa ao lado do viaduto.
“Como ponto positivo do sistema, destaco portanto a sua modernidade e eficiência. Além disso, conseguimos melhorar ainda mais o projeto, que previa luminárias de 300 watts com fluxo luminoso de 30 mil luméns. Na alteração, optamos por luminárias de 200 watts e fluxo luminoso de 32 mil luméns, certificada pelo Inmetro e com garantia de cinco anos. Um verdadeiro conceito de eficiência energética empregado especialmente para a COP 30”, afirma, ao revelar que o novo sistema trará assim uma economia aos cofres públicos de pelo menos 30%. “Tudo foi pensado de maneira estratégica para que a eficiência energética fizesse a diferença”.