A Cemig está ampliando a oferta de energia para atender aos atuais e novos clientes em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A disponibilidade de energia será ampliada em 50% no município, passando de 300 mega volt ampere (MVA) para 450 MVA. A iniciativa é parte do plano de investimentos da companhia para disponibilizar mais energia e aperfeiçoar assim a segurança operativa do sistema elétrico da região.

Os investimentos alcançam o montante de R$ 160 milhões e contemplam a construção de mais duas subestações no município, além da recém-entregue subestação (SE) Uberlândia 8. A construção das novas instalações está em andamento, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2026.
O anúncio dos investimentos foi realizado na manhã do dia 8 de maio na sala de reuniões da Prefeitura de Uberlândia, com a participação do superintendente regional da Cemig no Triângulo, Wellington Cancian, e do prefeito Paulo Sérgio.
Wellington Cancian destacou a relevância do investimento para Uberlândia. “Além de ampliar de maneira considerável a oferta de energia, as novas subestações vão contribuir para que o atendimento na cidade ganhe mais qualidade. E também proporcione condições de maior geração de emprego e renda, com o fomento do comércio e indústria, favorecendo dessa forma o desenvolvimento regional”.
“É com grande entusiasmo que fazemos este importante anúncio à nossa população. Uberlândia é um município em constante desenvolvimento e que necessita portanto de estrutura adequada e capaz de atender às demandas que surgem diariamente. Nossa gestão está atenta às necessidades apresentadas em relação ao fornecimento de insumos fundamentais, como é o caso da energia elétrica. Por isso, estamos sempre alinhados com os órgãos responsáveis por estes serviços. Com mais estas duas novas subestações, será possível viabilizar assim um fornecimento de energia mais amplo, contemplando todo o município”, destaca o prefeito Paulo Sérgio.
“Com a construção das subestações Uberlândia 11 e 12 e a entrega recente da SE Uberlândia 8, estamos ampliando a disponibilidade de energia em 50%, em um período inferior a três anos. Isso representa a entrega de uma subestação por ano no município. Até então, nos mais de 130 anos do município, havia quatro subestações responsáveis por fornecer a energia necessária ao desenvolvimento regional e à vida das pessoas”, ressalta Cancian.
Novas subestações
As novas subestações estão em fase de construção no perímetro urbano do município. A primeira delas é a SE Uberlândia 11, que será construída na rua Mário Faria, próximo ao Anel Viário Leste. Já a SE Uberlândia 12 está localizada na avenida Aldo Borges Leão, nas proximidades do Anel Viário Oeste.
As duas instalações possuem estrutura similar. Ambas serão alimentadas em 138 mil volts, com capacidade de transformação de 50 MVA em cada instalação e saída de 12 alimentadores em média tensão (13.800 volts), que é a rede elétrica responsável por distribuir a energia pela cidade.
O plano de investimentos prevê a construção de trechos de linhas de distribuição de energia para conectar as novas instalações ao sistema elétrico. Além de aumentar a disponibilidade de energia, a conexão das novas subestações permite ampliar as fontes de abastecimento em caso de necessidade, pois elas serão conectadas às usinas de Emborcação, Miranda e Capim Branco e às demais subestações de Uberlândia e região.
O município de Uberlândia possui cinco subestações em seu perímetro urbano: Uberlândia 1 (Jardim Patrícia), Uberlândia 2 (Industrial), Uberlândia 6 (Vigilato Pereira), Uberlândia 7 (Dom Almir/BR-452) e, a mais recente, Uberlândia 8 (Shopping Park). Juntas, elas possuem uma capacidade instalada de 350 MVA e atendem assim a mais de 400 mil clientes.