O XXVIII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE) divulgou a lista dos Informes Técnicos (ITs) aprovados para sua próxima edição. Ela será realizada de 19 a 22 de outubro, no Recife Expo Center. Promovido pelo CIGRE-Brasil e organizado pela Eletrobras Chesf, o SNPTEE se consolida como o maior e mais relevante evento técnico da América Latina na área de energia, reunindo cerca de 3.000 profissionais para discutir os desafios e o futuro do setor elétrico brasileiro.
Com 550 ITs selecionados, o seminário reunirá uma ampla gama de contribuições que refletem as transformações em curso no setor elétrico. Os trabalhos abordam temas estratégicos como eficiência energética, operação e planejamento do sistema, proteção, automação, medição e distribuição integrada a smart grids, microgrids, assim como geração distribuída. Também estão em pauta os projetos e a manutenção de linhas de transmissão e subestações de alta tensão e a análise de sistemas de potência. Além dos impactos ambientais e a sustentabilidade corporativa e questões relacionadas à regulação, economia e comercialização. Os temas incluem ainda tecnologias emergentes como inteligência artificial, armazenamento de energia (storage) e digitalização.
Além dos debates técnicos e das apresentações de informes, o SNPTEE 2025 contará com a ExpoSNPTEE. A exposição reúne as principais empresas, fornecedores e instituições do setor elétrico. A feira é um espaço estratégico para conhecer inovações, fomentar parcerias e promover a integração entre os participantes.
A programação do XXVIII SNPTEE contará com quatro painéis temáticos que exploram os principais desafios da transição energética no Brasil. Representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), EPE, empresas privadas e entidades do setor vão debater assuntos como geração descentralizada, neo industrialização, qualificação da mão de obra, cibersegurança, inteligência artificial e flexibilidade operativa do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Conduzidos por diferentes grupos de estudos, os painéis propõem uma abordagem técnica e estratégica sobre os caminhos para o futuro do setor elétrico brasileiro. Além das discussões técnicas, os painéis também abordarão aspectos práticos da implementação dessas soluções. O foco será em estratégias para superar obstáculos e acelerar a modernização do sistema brasileiro. A troca de experiências entre diferentes atores do mercado promete enriquecer o seminário. Além de fortalecer as bases para uma transição energética cada vez mais eficaz e sustentável.
Conheça os painéis
A transição energética e seus desafios: neoindustrialização, eficiência energética, combustíveis de baixo carbono, IA, cibersegurança e tecnologia sem fio 6G. Conduzido pelos grupos de estudos GDI, GPC, GTM, GTL e GTE.
Painelistas: Thiago Barral – MME; Edson Bouer – Energy and Utilities Industry Managing Director na Accenture Brazil; Tatiana Maria Tavares de Souza Alves, Engenheira de Sistemas de Potência – Diretoria de Planejamento do ONS.
Geração descentralizada e seus desafios: aprimoramento dos modelos de simulação e a inércia do sistema frente à grande quantidade de geração solar, eólica e MMGD, impacto na especificação de novos equipamentos e no desempenho dos ativos existentes, equipamentos baseados em inversores. Conduzido pelos grupos de estudos GAT, GDS, GES e GCR
Painelistas: Francisco Carlos da Silva Junior – diretor técnico Regulatório da ABEEólica; Roberto Valer – CTO Huawei Digital Power Brasil; Christiano Vieira da Silva – diretor de Operação do ONS.
Oferta e demanda de mão de obra especializada em tempos de transição energética, PDI, gestão de ativos. Conduzido pelos grupos de estudos GSE, GAE e GLT
Painelistas: João Batista Guimarães Ferreira da Silva – diretor técnico da Paranaíba Transmissora; José Tenório Barreto Junior – sócio diretor B&S Consultoria; André Sih – diretor comercial FU2RE Smart Solutions; Ramon Haddad – vice-presidente da State Grid Brazil; Elisa Bastos Silva – diretora de Assuntos Corporativos do ONS.
Flexibilidade operativa no SIN: a importância das UHEs, UHRs e sistemas de armazenamento no SIN, adaptação às mudanças climáticas. Conduzido pelos grupos de estudos GGH, GPL, GOP e GMA
Painelistas: Elisangela Medeiros de Almeida – superintendente de Meio Ambiente da EPE; Renato Machado – superintendente EPE; Takao Paulo Hara – Engenheiro eletricista – Hara Engenharia; Arthur Santa Rosa – gerente executivo do ONS.
Mais do que um encontro técnico, o SNPTEE promove a integração entre profissionais, instituições, empresas e centros de pesquisa. O objetivo é fomentar a troca de conhecimento e a construção de soluções concretas para o avanço do setor elétrico. Com centenas de contribuições qualificadas, dezenas de temas estratégicos e uma ampla feira tecnológica integrada à programação, o evento reafirma sua posição como o principal seminário técnico do setor na América Latina.
Para mais informações sobre os trabalhos apresentados durante o SNPTEE 2025, acesse: https://snptee.com.br/itaprovados/.